Indicadores econômicos sinalizam recuperação

0
24

economia do País começou a dar sinais de recuperação. Indicadores divulgados na terça-feira (4) apontam para a melhora em setores importantes, como a indústria, além de queda no registro de número de falências.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial atingiu o melhor desempenho dos últimos sete anos: o setor avançou 4% em maio em relação ao mesmo período do ano passado. O índice foi o maior desde 2010.

A curva de crescimento começou a subir já em abril, quando a indústria registrou um aumento de 0,8% na produção, melhor resultado desde 2011, o que reforça a trajetória de recuperação.

O maior destaque ficou com o setor de automóveis, que teve um incremento de 9%. Ainda nesta terça, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou que a venda de veículos subiu 5,15% em junho, na comparação com o mesmo perído de 2016.

As empresas também tiveram uma reação positiva às medidas econômicas, e a Boa Vista SCPC registrou queda na quantidade de pedidos de falência ao longo do primeiro semestre deste ano: foram 12,4% a menos do que no mesmo período de 2016.

Outra medida que beneficiou os empresários foi o parcelamento das dívidas de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 120 vezes.

A determinação da Receita Federal vale para empreendedores com boletos vencidos até maio do ano passado.

A renegociação pode ser feita até 2 de outubro e pode ser realizada pela internet. O valor de cada parcela mensal será acrescido de juros da taxa Selic mais 1%, relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. O valor mínimo das parcelas é R$ 50.

Saúde

No setor de saúde, o Ministério da Saúde alerta para os 27 hemocentros do País mais outros 500 pontos em unidades básicas de saúde que realizam para a coleta de sangue na rede pública. Atualmente, apenas 1,8% da população doa sangue.

Pessoas entre 16 e 69 anos e que pesar mais de 50 quilos podem doar sangue. No dia anterior à coleta, o candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Agência BrasilAgência Brasil

Dourados Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui