Cristóvão Tezza abre hoje Festival Literário de Dourados

0
22

A Secretaria Municipal de Cultura promove de hoje até sábado, o I Festival Literário de Dourados (Flido). O evento é uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A abertura nesta quarta-feira às 19h30, no Parque dos Ipês terá a presença do escritor Cristóvão Tezza, que fará um bate papo com o público.

Nascido em Lages (SC), Tezza é romancista, contista, cronista e ensaísta. É autor de mais de 20 livros publicados no Brasil, e conhecido internacionalmente por sua obra “Filho Eterno”, que foi finalista do Prêmio IMPAC-Dublin e Prêmio Charles Brisset do Instituto de Psiquiatria da França.

“Filho Eterno” foi adaptado para o cinema. A trama é um relato que conta as experiências e os conflitos de um pai que tem um filho com Síndrome de Down. Meio ficção e meio autobiográfico, a obra é resultado da experiência pessoal do escritor catarinense que vive em Curitiba. O longa protagonizado por Marcos Veras e Débora Falabella foi exibido na última segunda-feira na “Tela Quente” da rede Globo.

Cristóvão já acumula na carreira o Prêmio Jabuti em 2004 e 2008, o Prêmio Bravo! em 2005 e 2008 e o Prêmio ABL de Ficção romance teatro e conto em 2005. Durante muitos anos assinou resenhas e textos críticos nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, e na revista Veja, e foi cronista semanal do jornal curitibano Gazeta do Povo.

A programação do I Flido contará com inúmeras atividades no Parque dos Ipês reunindo escritores de Dourados e região em palestras, mesas de debates, contação de história, declamação de poesias, além de grupos de teatro de rua e shows musicais.

O Parque dos Ipês será ocupado com livrarias de Dourados, dispondo de estandes com preços promocionais, em paralelo com a Feira de Artesanato, oferecendo diversos produtos feitos à mão, e também uma ampla Praça de Alimentação com barracas e Food Trucks. Os minicursos serão concentrados nos períodos matutino e vespertino na Unidade I da UFGD, localizado a rua João Rosa Gões, nº 1761, Vila Progresso.

O Flido acontece em conjunto com o XI Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em Dourados. O tema da edição deste ano é “Leituras Plurais”. O intuito é contribuir para a ampliação do direito à leitura, possibilitando condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas.

O Proler é promovido pelo Comitê Proler de Dourados, sob coordenação da professora Célia Regina Delácio Fernandes. O Comitê é ligado à UFGD e tem representantes de instituições de ensino da educação básica e superior.

Criado pelo Decreto nº 519 de 13 de maio de 1992, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura pretende cada vez mais ser uma rede de referência em valorização social da leitura e da escrita, presente em todo país, com diversidade, inovação e qualidade.

Outras informações pelo site oficial: www.even3.com.br/proler

Dourados Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui