Planetário Itinerante atende mais de 1.400 pessoas de comunidades escolares

0
9
Alunos da escola Perequeté, em Itahum, vislumbrados com o Planetário - Crédito: Aparecido Frota

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra neste mês o ciclo de visitas do Planetário Digital Itinerante à comunidade escolar. Ontem (27), a equipe esteve em Itahum, na escola José Eduardo Estolano – Perequeté, a pedido da coordenadoria das Escolas do Campo e vislumbrou a garotada com a estrutura, coroando a finalização da temporada com mais de 1.400 pessoas atendidas, entre alunos, professores, diretores, coordenadores e demais funcionários das escolas.

Entre abril e novembro, período de instauração e implantação do projeto, foi possível realizar visitações nas escolas Clarice Bastos Rosa, Armando Campos Belo, Bernardina Correia de Almeida, Etalívio Penzo, Januário Pereira de Araújo, Professora Maria da Conceição Angélica e escola Prefeito Rui Gomes, entre outras. O projeto esteve também na Associação Pestalozzi de Dourados, demonstrando que o Planetário Digital é uma ferramenta de ensino-aprendizagem, cultura, diversão e inclusão social.

“Promover o letramento científico da comunidade escolar incentiva o pensamento investigativo, científico e reflexivo para adquirir os conceitos astronômicos. Mas o mais importante é a promoção da discussão sobre a ação do homem no meio ambiente. Queremos formar cidadãos comprometidos com a preservação do Planeta Terra”, disse Elaine Van Suypene, coordenadora do projeto.

Sob a gestão da secretária Denize Portolann, o projeto idealizado pela professora Elaine, em parceria com o Núcleo de Manutenção de Informática, coordenador Rodrigo Mello Tosta, apresenta vídeos tridimensionais, um passeio pelo Sistema Planetário e enfatiza a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol.

“Além do Sistema Solar, assuntos relacionados à Floresta Amazônica e ao meio ambiente, a localização, dimensão, bacia hidrográfica, o ciclo da água, os índios, os animais, o desmatamento, o efeito estufa e dicas de preservação ambiental são apresentados aos alunos”, explica a professora.

Com o acesso de todos os alunos ao Planetário Digital da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é promover o contato com a tecnologia dando instrumentos aos educadores e motivando o estudo do tema, o que, com certeza, levará ao estímulo do interesse pela astronomia e as ciências.

Dourados News

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui