Homem ou donzela?

1
112
Por Jackeline de Lara*

Não importa o que ela faça, no final, a culpa é sempre dela, até porque é ela quem manda, ela é uma mandona, a não ser que tudo dê certo. Estamos vivendo a geração de mulheres mandonas, são bravas, voz firme, passos rápidos, o chefe ou cliente no celular, enquanto troca a lâmpada queimada há 3 meses. Eles normalmente acordam, e saem trabalhar sem nenhuma eventualidade que possa os atrasar, até porque se alguma eventualidade ocorrer quem irá resolver é ela, a “frágil” esposa, ou namorada.

O chuveiro queima, ela troca, a grade apodrece é ela quem chama o serralheiro, a casa precisa de pintura, é ela quem contrata o pintor, há casos em que o carro quebra e é ela quem empurra, e em tudo isso e outros exemplos ela pagando ou não a conta, muitas vezes é piada na roda de amigos dele, que repete sem parar que gastou demais nos serviços que fez, pois ele conhecia alguém que faria melhor e mais barato, mas foi ele mesmo quem passou à ela todas as atribuições.

Sem contar aqueles que quando precisam levantar um dinheiro para algo em família, coloca a companheira para realizar a transação, e com o dinheiro na mão ele toma para si, gasta como quer, sempre sendo ele o mais privilegiado, e quando algo dá errado, é ela quem vai renegociar a dívida, e às vezes ouvindo que é a culpada pelo plano que tinham não ter dado certo.

Em casa quer na comida o sabor dos restaurantes, ou daquela amiga que cozinha maravilhosamente bem, mas na hora de fazer as compras, procura nas prateleiras as marcas similares das similares, ali não importa o gosto, mas o bolso.

Elogia a cintura da vizinha, e as vezes na frente da esposa, mas é incapaz de pagar uma academia e até uma cirurgia plástica para a mulher que tanto tem feito por ele e seus filhos, e quando ela pode pagar, ele coloca tantos empecilhos no momento de organizarem suas ausências, que ela acaba desistindo.

Um curso que lhe traga uma satisfação, conhecimentos, ou um dia da semana com as amigas, é como dar uma facada nele, coitado, já trabalha tanto quer chegar e ter a esposa em casa, mas o futebol, a cervejinha com os amigos dele, as viagens à trabalho que são necessárias para o próprio crescimento, aí sim pode, aliás deve, ele é tão trabalhador, e muitos deles, bancam a casa financeiramente sozinhos, ou seja, compraram esse direito.

É tão comum casais com esse modelo, que é difícil pensar em algum que não tenha ao menos uma dessas características. E como isso é triste, mesmo parecendo engraçado para alguns. É algo cansativo estarrecedor, e tem destruído muitas famílias, muitas mulheres e até homens, sim, porque quando uma família se dissolve, todos saem perdendo.

São homens educados para serem homens na teoria, pois na prática, foram educados como donzelas, para não dizer covardes. Não querem responsabilidade de verdade, não querem proteger suas esposas, entregam à elas suas tarefas, e querem ter ao lado mulheres submissas, doces, carinhosas, boas amantes, amigas.

Ocorre que uma mulher sobrecarregada, que sente que não tem ninguém por ela de verdade, desprotegida, de alguma forma precisará deste apoio que naturalmente é o homem quem lhe fornece, e ninguém mais supre. Não espere alegria verdadeira, sexo bom, disposição para te agradar, de uma mulher cansada, e que não tenha certeza que você é o cara, aquele que ela um dia se apaixonou, confiou, e olhava com admiração.

Em terapia de casais, grupos de casais da igreja, roda de amigos próximos e familiares, o mais comum em reclamações masculinas é o fato da mulher não demonstrar desejo sexual por seus parceiros, ou não com a constância em que eles gostariam. Já elas reclamam da falta de sensibilidade, cavalheirismo, atenção, abraços apertados e longos, elogios de sua aparência física, alegam que as vezes até fazem, mas enquanto tiram suas roupas para praticar a “transa”, ou seja, para ela não há sinceridade, inclusive quando durante todo o dia, ele foi um “estúpido”, ou apático aos seus sentimentos e necessidades.

Mulher gosta de ser presenteada, com coisas que lhe custou sacrifício, não importa se custou R$ 1 real ou R$ 1 milhão, ela observa o que te custou se sacrificar por ela. Mulher gosta de elogios, se você optou em estar com ela, é óbvio que a aparência física da sua companheira pesou, e por que hoje você não elogia mais? cuidado, pode ter certeza, que por onde ela vai, alguém diz a ela olhando nos olhos, que a pele dela está linda, ou o cabelo, ou a boca, as pernas, etc, e saiba que elogiam de uma forma que ela irá gostar, mesmo querendo que fosse por você, e ela nunca irá te contar, nem espere. Mulher gosta de se sentir protegida, mas proteção diz respeito à dar o ouvido para ouvi-la contando suas angústias, planos, alegrias, e até fofocas, isso mesmo, é uma necessidade incontrolável,  e se você não ouvir, e ouvir sem dar seus palpites que a deixa irada com você, ouvir  e só ouvir, pois se você não ouvir, o padeiro, o chefe, o colega de trabalho, o açougueiro, o guarda da rua, o vizinho, o amigo, algum outro irá ouvir, e a mulher se apaixona pelo homem que lhe dá atenção, porque para a mulher, atenção é sinônimo de amor, e proteção, que são para as mulheres tão importantes como o oxigênio, e você já viu alguém sobreviver sem oxigênio?

Não pense que você homem, está no lucro quando finge cansaço para não ajudar nas tarefas da casa, não pense que está no lucro quando não escuta com carinho as histórias chatas da sua companheira, não pense que você está no lucro, quando não elogia a aparência física da sua esposa, não pense que você está no lucro quando não tira uns minutos da sua semana para realizar pequenos reparos em sua residência, para pirraçar muitas vezes a mulher que vive contigo, não pense que você está  no lucro, quando dá algo a ela por obrigação, e normalmente é algo que ela nem precisa ou quer, e ela sabe suas verdadeiras intenções mesmo que não diga, pode ter certeza. Não pense que você está no lucro quando sabota a mãe dos seus filhos, ela te odiará em seu íntimo, e você perderá seu amor, admiração, paixão, desejo, e com certeza tudo isso ela compartilhará com outro, é só uma questão de tempo, de oportunidade.

O homem omisso em seus compromissos, o homem que se acha esperto nas situações da vida, é o mais tolo de todos, e enganado também. Enquanto sua companheira está brigando com você (para a mulher é lutar pelo relacionamento), enquanto ela ainda sente ciúmes, enquanto ela quer sua presença, enquanto ela faz planos e te inclui, é porque ela ainda está aí, sendo sua, a partir do momento que ela deixar de fazer essas coisas, ficar calada, distante, apática, pode ter certeza, ela já se foi.

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui