“101 reinvenções para Manoel” será lançado na terça

0
10

Será lançado na próxima terça-feira (19) o livro ‘101 Reinvenções para Manoel – Um estudo sobre a influência da linguagem do poeta Manoel de Barros sobre a criação literária em MS”.

A antologia traz 101 diferentes releituras e pontos de vistas de consagrados e jovens autores sobre o poeta que mais vendo livro no Brasil e tornou MS conhecido no Brasil e fora dele através da Literatura.

Organizado por Fábio Gondim e Ana Maria Bernardelli, a obra é  composta por textos de escritores e poetas:

“Parafrasear o estilo manoelino de escrever é uma tarefa impossível, mas orientamos os autores a se reinventarem para homenagear Manoel de Barros. Essa antologia vai surpreender, pois como o Poeta prima pela simplicidade, pela originalidade e por possíveis empregos de neologismos, enfim, pela herança da força mágica de suas palavras, essas que atraiam o nosso grande poeta irresistivelmente, porque nos enriquece,” explica o poeta e professor Fabio Gondim.

Propositalmente o lançamento oficial, foi escolhido para coincidir com a data de aniversário de Manoel e acontecerá simultaneamente em livrarias nas três maiores cidades do Estado: Campo Grande, Dourados e Corumbá. Na Capital o evento acontece na Livraria Leparole, a partir das 18 horas.

No lançamento, a escritora e poetisa Raquel Naveira fará uma fala sobre a obra literária de Manoel de Barros e o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, estará entra um dos autores que participaram da antologia com um texto em homenagem ao amigo Manoel, denominado de “Vanguarda Primitiva”: “Mais que um espaço íntimo de poesia  pessoal e bucólica, Manoel criou  uma poesia irreverente,  uma escuta silenciosa de uma realidade até então desconhecida que era o Pantanal e seus personagens”.

A seleção da antologia recebeu textos de quase 200 autores de MS que foram submetidos a avaliação de uma banca especializada. Cada autor enviou de 2 a 5 textos para serem submetidos a banca que, entre outros critérios, selecionou os textos em formato de poesia e prosa.

A primeira edição da obra tem 1.500 exemplares, e foi publicada em sistema cooperativado com recursos dos próprios autores selecionados com edição e produção final da Editora LeYa: “Decidimos investir neste projeto, em conjunto com a professor Fábio e demais autores, ao percebermos a influência bem forte que Manoel de Barros exerce sobre a escrita em Mato Grosso do Sul e no Brasil”, explica Ana.

O “101 Reinvenções de Manoel” trata-se do primeiro volume de uma trilogia cuja previsão já prepara e antecipa: O “102 Reinvenções de Manoel” além de escritores do MS se expandirá a nível nacional com a presença de escritores brasileiros e o “103 Reinvenções de Manoel” onde pretendemos englobar autores todos os países que têm o português como língua oficial”, esclareceu finalizando Ana Maria Bernardelli.

Serviço:

Lançamento do livro “101 Reinvenções – Um Estudo sobre a influência da linguagem do poeta Manoel de Barros sobre a criação literária em MS”.

Local : livraria Leparole, rua Euclides da Cunha, 1126, Jardim dos Estados. Data: 19 de dezembro, a partir das 18h.

Em Dourados o lançamento será na Casa Arandu, sede da ADL (Associação Douradense de Letras).

Em Corumbá na Casa Dr. Gabriel Vandoni.

Dourados News

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui