Semas estrutura ações nos Cras para 2018

0
6

As atividades nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) contarão com novidades em cursos e em serviços oferecidos, inclusive em parcerias com outras secretarias neste ano. As ações estão sendo estruturadas pela Secretaria de Assistência Social, sob direcionamento da gestão Délia Razuk. Os atendimentos nos centros não contaram com recesso e os serviços do Paif (Proteção e Atendimento Integrado à Família) seguiram normalmente no final de 2017 e início de 2018.

A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, destaca que junto à equipe tem realizado visitas nos Cras de todo o município para avaliação das demandas existentes em cada um e direcionamento de encaminhamentos.

“Cada um tem suas particularidades e o início do ano é o momento de traçar as atividades, levantar sobre cada gestão, equipamentos, enfim, realizar balanços e determinações”, disse.

Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) já acontecem nos Cras cursos de corte e costura, fabricação caseira de derivados do leite, plantio e manejo de pomar, artesanato e crochê em barbante.

De acordo com a secretária, em março serão iniciadas diversas oficinas nas unidades, entre estas, artesanato com matéria-prima orgânica, artesanato com confecção de bonecas de pano, oficinas de circo, de orquestra de lata, de rap, de vídeo e fotográfica em dispositivos móveis, de cantos indígenas, de violão, de percussão, capoterapia, dança livre, de teatro, de violino, artesanato de confecção de tapete de barbante e de material reciclado.

“São oficinas para todo o tipo de público que vem para incentivar o aprendizado e que pode virar, depois, uma fonte de renda. É muito gratificante esses trabalhos, a recepção da população é ótima e no próximo mês começam a todo vapor”, disse.

Recentemente ocorreu a entrega de frutas aos participantes do Cras Jóquei Clube, sendo esta uma atividade da Semas em conjunto com a Secretaria de Agricultura Familiar. Mais ações deste formato estão previstas para este ano, de acordo com Ledi Ferla.

A secretária pontuou ainda que o Cras do Canaã, o Centro Dorcelina Folador e a Casa da Acolhida têm recebido melhorias na estrutura física, que serão grandes diferenciais. Neste aspecto, ela citou ainda que a Semas busca viabilizar recursos para reforma do Cras Indígena.

Recentemente foi iniciado o atendimento do Cras no Jardim Guaicurus. A unidade recebe serviços de pintura e em breve estará finalizada para maior comodidade dos participantes.

Foto – Assecom

Secretária Ledi Ferla acompanha curso de corte e costura no Cras Jóquei Clube

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui