Dourados já confirmou 1.138 casos de dengue e Água Boa é ‘campeão’ em registros
27 de maio de 2019Dourados já confirmou 1.138 diagnósticos de dengue, conforme aponta relatório atualizado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Segundo o levantamento, até o dia 25, o bairro com maior incidência da doença é o Jardim Água Boa, com 63 casos positivos.
O maior município do interior do Estado, que já registrou 6 mortes por dengue neste ano, continua desenvolvendo ações intensificadas no combate ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor do vírus da dengue.
Segundo a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre, o departamento está funcionando durante os sete dias da semana, levando à população fiscalização, orientações e também o bloqueio químico contra o mosquito, o fumacê.
De acordo com a servidora, em Dourados a predominância é do vírus tipo 2. A dengue possui quatro estágios, que se diferem pela intensidade dos sintomas. O último quadro, hemorrágico, pode resultar em morte.
BAIRROS
Ao todo o município notificou 2.796 casos. Desses, apenas 325 foram descartados. Outros 1.333 ainda aguardam resposta dos exames laboratoriais.
Os bairros com maior incidência são: Jardim Água Boa, com 63 diagnósticos confirmados, Parque das Nações com 57, Aldeia Jaguapiru com 51 registros positivos à doença, Distrito de Vila Vargas com 50 e BNH 4° Plano com 28 confirmações.
O CCZ alerta para a participação da população no combate ao mosquito da dengue.
“Manter os quintais limpos, não permitir a incidência de água parada, caixa d’água tampada, são ações básicas que contribuem, e muito, para eliminação do vetor. Denúncias também podem ser feitas ao CCZ e nós iremos até o local fiscalizar. Estamos trabalhando de segunda a segunda para fazer com que os índices da doença caiam, por isso contamos com o apoio da sociedade”, afirmou Rosana.