Vacina contra influenza tem grande procura fora dos grupos prioritários e falta em alguns postos de Dourados

Vacina contra influenza tem grande procura fora dos grupos prioritários e falta em alguns postos de Dourados

4 de junho de 2019 0 Por meums
Spread the love

No primeiro dia em que a vacina contra a influenza foi disponibilizada à todos os públicos em Dourados, as doses faltaram em algumas UBS Unidades Básicas de Saúde. O motivo foi a intensa procura da população. A Secretaria de Saúde informou ao Dourados News que a reposição das doses acontecerá nesta terça-feira (03), nas 36 UBS’s do município.

Com o término da campanha da vacinação que era voltada somente para os grupos prioritários (puérperas, trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis), o Ministério da Saúde autoriza a disponibilizar as doses ao público em geral. Conforme anunciado na página da Prefeitura de Dourados, em rede social, o total de 4 mil doses ficará disponível e não haverá “reposição” após findar estas.

“São apenas 4 mil doses disponíveis, o que resulta em média 111 doses por Unidade.Ou seja, se na unidade em que procurou tiver acabado, vá até a outra mais próxima, pois acabando as 4 mil doses, não haverá mais vacinação”, diz a nota na página da instituição.

A secretária de Saúde, Berenice Oliveira Machado, disse que as doses ficaram escassas hoje nas UBS da Seleta, Parque do Lago, Altos do Indaiá, Vila Santo André, Vila Rosa e Vila Ilda.

Em visita a Unidade Básica de Saúde da Vila Rosa, o Dourados News constatou a intensa procura pela imunização pelos populares. Por volta das 15h já não havia ‘vagas’ para quem quisesse se vacinar contra a influenza.

Conforme a equipe local, o limite estabelecido na unidade é de 300 doses aplicadas ao dia, sendo que este foi totalmente alcançado nesta segunda-feira (03).

Cerca de 20% do público que procurou as vacinas hoje, na unidade de saúde, era formado por idosos. Estes são inclusos nos grupos prioritários, no entanto, ainda podem tomar as doses mesmo com o término da campanha.

No local, crianças, jovens e adultos aguardavam para tomar as doses. Pedro Otávio Saruwatari,14, optou por tomar a dose e conta que foi influenciado pela irmã mais velha.

“Ela me convenceu de que é bom tomar, por questão de saúde e decidi vim. Quem puder tomar e tiver tempo como eu de vim a unidade, é bom se prevenir. Nunca peguei gripe muito forte, e também não quero pegar, será bom”, disse.

Celso Hirata,54, sushiman, optou por “correr” pela dose. Ele disse que teme ao ver divulgações sobre casos de Influenza e logo que abriu ao público em geral as vacinas, procurou imunizar.

“Me preocupo ao ouvir falar da doença, existem mortes no Estado e se temos a opção de prevenção tem que buscar, por isso, vim logo que soube”, contou.

Na Unidade Básica de Saúde da Vila Industrial, as doses estariam disponíveis a partir da terça-feira (03). Conforme Elisabeth Vital Leite, auxiliar de enfermagem, a procura na unidade nesta segunda-feira (03) foi razoável.


Spread the love