Após mais de 70 dias aberto, começam obras no “buracão” da Presidente Vargas
14 de junho de 2019Nesta quinta-feira (13), as obras no “buracão” da Presidente Vargas foram iniciadas e devem seguir até setembro, já que o prazo para o término das mesmas é de 90 dias. O início se dá mais de 70 dias após o surgimento das rachaduras e um buraco na via, ocorrido no dia 02 de abril, sendo que na mesma data o asfalto começou a ser cortado para se ter ideia da dimensão da situação.
Os danos ocorreram por conta do desmoronamento subterrâneo de uma tubulação construída para escoamento do córrego Laranja Doce. Conforme o gestor de Obras da Prefeitura de Dourados Jorge Torraca, o processo iniciado hoje (13) é a escavação para posteriores procedimentos.
A realização dos serviços é feita pela empresa Planacon, vencedora do processo de licitação.
Torraca cita que após a escavação, estão entre os trâmites o desvio do leito do córrego, execução de bases de concreto, assentamento de aduelas, colocação de aterro, realização de base e pavimentação, construção de bocas de lobo, entre outras ações.
Ele cita que as obras devem seguir o prazo estipulado. “É previsto que todo cronograma aconteça dentro de 90 dias”, disse.
Sobre o tempo percorrido até o início das obras, o gestor afirma que foi motivado por conta dos trâmites necessários no meio público.
“Obra com convênio é mais complexo. São necessários projetos, licenciamento ambiental, planilhas orçamentárias, licitação, para posteriormente começar a obra”, explica.
A OBRA
Conforme mostrado pelo Dourados News, a obra consiste na substituição dos quatro dutos de 80 centímetros de diâmetro que não suportaram a demanda e se romperam no início de abril, quando ocorreram fortes chuvas em Dourados. O córrego é o único dreno na bacia da região e os novos empreendimentos imobiliários acabaram por aumentar o fluxo de água que passava pelo duto.
A tubulação será substituída por duas unidades de bueiro celular duplo com 2,5 metros x 2,5 metros de abertura e 52 metros de comprimento (extensão transversal da via).
Foi firmado convênio entre Prefeitura de Dourados e Governo do Estado no valor de R$ 871 mil para a obra.
Na parceria, o município executou os serviços de escavação e a execução de projetos e cálculos de vazão de água da chuva. A Sanesul providenciou o desvio da rede de água.
Além da tubulação, serão construídos drenos às margens da avenida e toda a recuperação viária e do canteiro central