VÍDEO: Guardas municipais agridem rapaz na frente de pacientes da UPA
23 de agosto de 2019Rapaz é imobilizado por guardas municipais após bate-boca e agressões no interior da UPAWhatsApp
Três guardas municipais foram filmados agredindo um morador na UPA em Dourados. No vídeo a que o Douranews teve acesso, em 53 segundos de imagem aparece um rapaz, aparentemente querendo sair do interior da Unidade, quando é abordado pelos GMs. Após um princípio de discussão, quando o rapaz diz ‘eu não vou’, um dos guardas diz ‘vai’ e desfere dois tapas no rosto dele e em seguida, com a ajuda de dois outros, consegue imobilizar o homem.
Embora as imagens não relacionem o horário e nem a data do ocorrido, supõe-se que o episódio tenha se passado na manhã desta quinta-feira (22), uma vez que a partir do começo da tarde começaram a proliferar manifestações, com imagens do vídeo feito por pessoas que aguardavam para ser atendidas na UPA.
O jovem é arrastado pelos guardas que tentam levá-lo ao solo para ser imobilizado e, em meio a sinais de agressões, algumas pessoas passam a defender o homem. “Respeita o cidadão!”, ouve-se de um dos presentes, enquanto outras pessoas se movimentam pelo saguão da UPA, incluindo várias crianças. Um dos guardas resolve reagir contra pacientes que passam a registrar o incidente com câmeras de celular.
A Guarda Municipal não se pronunciou oficialmente, mas observadores disseram que o rapaz seria usuário de drogas e que estaria promovendo baderna no local. Um boletim de ocorrência por desacato à autoridade teria sido lavrado pelos membros da Guarda Municipal que foram acionados ao local para atender denúncia de perturbação do sossego em meio ao atendimento na unidade pública de saúde.