Governo quer fechar turno no Reis Veloso e municipalizar a Nelson de Araújo

Governo quer fechar turno no Reis Veloso e municipalizar a Nelson de Araújo

27 de novembro de 2019 0 Por meums
Spread the love

Proposta da Secretaria de Estado de Educação em Mato Grosso do Sul, de reestruturação de escolas, quer fechar turno noturno da escola Reis Veloso e municipalizar a escola Rotary Dr Nelson de Araújo.

A decisão preocupa as comunidades escolares. Com 51 anos de história em Dourados, alunos e professores da Nelson de Araújo foram surpreendidos ontem com o comunicado da Secretaria.

A decisão de fechar a escola, que atende o ensino fundamental, não é nova e sempre quando chega o final de cada ano “assombra” a comunidade.

A ideia de municipalizar acontece em razão do estado ser responsável somente por séries finais do ensino fundamental, ensino médio e técnico, cabendo ao município assumir as séries iniciais, atividades desenvolvidas na escola.

Acontece que a Prefeitura de Dourados não estaria preparada para assumir as despesas da Nelson de Araújo, deixando um impasse sobre o assunto.

Já a escola estadual Reis veloso tem 46 anos de atividades, já formou e vem formando gerações de famílias em Dourados. A informação é a de que o colégio não receberá mais matrículas para o período noturno.

O assunto rendeu debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira. O deputado Marçal Filho (PSDB) ocupou a tribuna para falar sobre o assunto e disse que antes de qualquer decisão é preciso diálogo com a comunidade escolar.

Ele propôs a convocação da secretária de estado de educação Maria Cecília Amendola para dar explicações em plenário sobre a proposta de reordenamento de 13 unidades de ensino, na Capital e no interior, em 2020.


Spread the love