Governo quer fechar turno no Reis Veloso e municipalizar a Nelson de Araújo
27 de novembro de 2019Proposta da Secretaria de Estado de Educação em Mato Grosso do Sul, de reestruturação de escolas, quer fechar turno noturno da escola Reis Veloso e municipalizar a escola Rotary Dr Nelson de Araújo.
A decisão preocupa as comunidades escolares. Com 51 anos de história em Dourados, alunos e professores da Nelson de Araújo foram surpreendidos ontem com o comunicado da Secretaria.
A decisão de fechar a escola, que atende o ensino fundamental, não é nova e sempre quando chega o final de cada ano “assombra” a comunidade.
A ideia de municipalizar acontece em razão do estado ser responsável somente por séries finais do ensino fundamental, ensino médio e técnico, cabendo ao município assumir as séries iniciais, atividades desenvolvidas na escola.
Acontece que a Prefeitura de Dourados não estaria preparada para assumir as despesas da Nelson de Araújo, deixando um impasse sobre o assunto.
Já a escola estadual Reis veloso tem 46 anos de atividades, já formou e vem formando gerações de famílias em Dourados. A informação é a de que o colégio não receberá mais matrículas para o período noturno.
O assunto rendeu debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira. O deputado Marçal Filho (PSDB) ocupou a tribuna para falar sobre o assunto e disse que antes de qualquer decisão é preciso diálogo com a comunidade escolar.
Ele propôs a convocação da secretária de estado de educação Maria Cecília Amendola para dar explicações em plenário sobre a proposta de reordenamento de 13 unidades de ensino, na Capital e no interior, em 2020.