Cartório Eleitoral de Dourados volta a realizar cadastro biométrico após interrupção
21 de fevereiro de 2020O Cartório da 18ª Zona Eleitoral voltou a realizar atendimentos nesta quinta-feira (20) em Dourados. O serviço havia sido interrompido ontem (19) em decorrências de problemas técnicos.
As atividades de cadastramento de biometria ocorreram normalmente desde as 7h30 da manhã e os atendimentos seguem até às 16 horas.
O servidor Cesar Ferreira disse que o Cartório chegou a ficar sem internet nessa quarta-feira (19), além do surgimento de problemas no sistema da plataforma digital que esteve em manutenção realizada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Com a interrupção, cerca de 2 mil eleitores deixaram de fazer o cadastro biométrico cujo o prazo limite para realizar o procedimento encerra em 36 dias.
Somente no período matutino, aproximadamente 600 pessoas já haviam comparecido ao cartório para realizar o procedimento, quantidade que corresponde à média de atendimentos durante este período do dia.
Atualmente, Dourados possui 155.278 eleitores, dos quais aproximadamente 50 mil ainda não fizeram o recadastramento. Para ser atendido, o eleitor deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver).
OBRIGATÓRIO
Importante lembrar que os eleitores que não realizarem o procedimento terão o título cancelado.
Com o cancelamento do título, além de não poder votar nas eleições de outubro, o eleitor fica impossibilitado de tirar passaporte, obter empréstimos em bancos estatais, tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo e, caso seja servidor público, corre o risco de não receber salário, dentre outras restrições.
SERVIÇO
Para receber mais informações sobre a respeito do atendimento no Cartório Eleitoral, a recomendação é que eleitores liguem nos telefones 3421-0000/ (67)3422-1983 / 3422-1656. O Cartório Eleitoral fica na Rua Montese, 435, Jardim Londrina.