No Dia do Jornalista, Sergio Nogueira solicita inclusão da categoria em grupos prioritários de vacinação
7 de abril de 2021O vereador Sergio Nogueira (PSDB) solicitou, nesta quarta-feira, 07, data em que é celebrado o Dia do Jornalista, a inclusão dos profissionais da imprensa nos grupos prioritários para imunização contra a Covid-19, à medida em que o imunizante for sendo disponibilizado. O pedido feito ao prefeito Alan Guedes (Progressistas) leva em conta o Decreto nº 10.288/20, que define as atividades e os serviços relacionados à imprensa como essenciais.
No documento, o parlamentar mencionou que o Brasil já é o segundo país latinoamericano, depois do Peru, com mais óbitos entre jornalistas nesta pandemia. De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, houve 113 mortes de jornalistas brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, pelo menos dez não resistiram à doença. Na última segunda-feira, 5, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados – Sinjorgran – emitiu nota à imprensa defendendo a inclusão dos jornalistas nos grupos prioritários de vacinação.
“Como a atividade já está incluída como essencial em um decreto federal e em normas estaduais, entendemos a necessidade de preservar quem corre riscos para que a verdade chegue a todos nós. Estes profissionais estão expostos diariamente ao risco de contágio”, ressaltou Sergio nogueira.
Apesar do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 proposto pelo Ministério da Saúde não prever prioridade a essa classe de trabalhadores, o vereador solicitou ao chefe do Executivo um olhar sensível à classe que tem a missão de compor a linha de frente do combate ao coronavírus.
O prefeito Alan Guedes recebeu a solicitação e fez o encaminhamento para o Comitê de Gerenciamento de Crise no Combate à Covid-19. “Esperamos que o Governo do Estado possa destinar as doses específicas, assim como fez com a segurança pública, para atendermos os jornalistas, que é uma categoria tão importante e em um dia simbólico que é o 7 de abril. Desejamos que os nossos jornalistas continuem, de maneira muito aguerrida, à frente do noticiário nesse momento tão difícil que é de pandemia”, enfatizou.