Estoque privado de café da safra 2016 é de 9,86 milhões de sacas

Estoque privado de café da safra 2016 é de 9,86 milhões de sacas

17 de julho de 2017 0 Por meums
Spread the love

Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre os estoques finais privados de café da safra 2016 aponta um volume de 9,86 milhões de sacas armazenadas em todo o país. O estudo, divulgado na quarta-feira (12), pode ser acessado no site da Conab.

Segundo a pesquisa formulada pela Superintendência de Informação do Agronegócio da empresa, o volume declarado neste ano é 27,4% inferior ao contabilizado no levantamento do final da safra 2015, quando o estoque privado registrado foi de 13,59 milhões de sacas.

Neste ano, o café do tipo arábica corresponde a 90% do total do grão apurado, com estoque de 8,87 milhões de sacas.

O conillon representa apenas 10% do estoque privado, com 994,8 mil sacas. A Região Sudeste, líder na produção nacional, tem 90,7% do estoque total brasileiro.

Estado com a maior produção do país, Minas Gerais responde por 78% dos estoques nacionais atuais, sendo 7,67 milhões de sacas de arábica e 20,2 mil sacas de conilon.

O Espírito Santo, maior produtor de conillon, tem 7% dos estoques do país – 487,49 mil sacas de conilon e 162 mil sacas de arábica.

Os dados referem-se à posição dos estoques em 31 de março e foram fornecidos espontaneamente por produtores de todo o país.

Como parte do processo de verificação das informações, foram selecionados armazéns nas principais regiões produtoras para conferência do estoque declarado por meio da contagem física pelos fiscais da Conab.

A pesquisa é realizada anualmente pela estatal para conhecer o estoque final de cada safra. Neste ano foram consultados 931 armazenadores, responsáveis por 1.495 armazéns participantes.

As informações obtidas ampliam o conhecimento sobre o mercado brasileiro do produto e fornecem elementos para o planejamento e a ação governamentais, visando o equilíbrio de mercado, o abastecimento regular do café no país e o apoio ao setor cafeeiro.

Dourados Agora


Spread the love