Acadêmicos decidem manter ocupação de Reitoria e realizam ato nesta sexta
10 de junho de 2022Acadêmicos do curso de Leduc (Licenciatura em Educação do Campo), ligado a Faind (Faculdade Intercultural Indígena) resolveram manter a ocupação à Reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A decisão veio em assembleia interna do movimento estudantil após reunião com membros ligados ao comando da Instituição no final da tarde de quinta-feira (9/6).
De acordo com os acadêmicos, a intenção é permanecer no prédio da Universidade até que recebam uma resposta concreta sobre o futuro da Faind.
Entre as pautas solicitadas estão a inclusão dos cursos da Faculdade na matriz orçamentária da UFGD, construção de uma ‘Casa de Alternância’ para os estudantes e o custeio integral de transporte, alojamento a alimentação.
O encontro de ontem contou com a participação de uma comissão composta por 10 estudantes, três professores da Faculdade, o vice-reitor Arquimedes Gasparotto Junior e o chefe de gabinete da Reitoria, Fábio Negrão.
Os acadêmicos também pediam a presença – mesmo via chamada de vídeo – do reitor Lino Sanábria, o que não aconteceu por estar em período de férias.
Nesta manhã, o movimento estudantil realiza um ato no local para lembrar os três anos de intervenção da UFGD e como forma de cobrar respostas das pautas por parte da Instituição.
A UFGD
Material publicado no portal da Universidade mostra que a Instituição pediu prazo até o final do mês para analisar tecnicamente as pautas solicitadas pelo grupo, para apresentar posicionamento posterior.
Também ficou definido a criação de uma comissão mista com representante entre da Faind e Gestão da UFGD para estudar soluções para criação da Casa de Alternância.
No encontro, o vice-reitor Arquimedes Gasparotto também disse que a administração da Universidade tem se empenhado pela manutenção dos cursos da Faculdade.
Fonte: Dourados News