‘Operação Corpus Christi’ da PMA começa nesta quarta-feira em MS
15 de junho de 2022O Batalhão de Polícia Militar Ambiental inicia nesta quarta-feira (15) às 12h, a operação Corpus Christi, com 280 Policiais. Com o feriado prolongado, a quantidade de pescadores nos rios, apesar do frio inicial, tende a aumentar significativamente, tanto de turistas de fora quanto do Estado e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estiverem concentrados os principais cardumes.
A operação faz parte das atividades em comemoração da Mês do Meio Ambiente lançado no dia (1) às 8h00 pela PMA, que tem como foco as atividades educativas preventivas, tendo em vista o dia 5 de junho, Dia Internacional do Ambiente.
Como ocorre em todas as operações, os Comandantes das 27 subunidades da Polícia Militar Ambiental intensificam a fiscalização em suas respectivas áreas, utilizando, inclusive, o efetivo administrativo. O foco da fiscalização será o combate a todos crimes e infrações ambientais, tais como: pesca predatória, desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, incêndios (Operação Prolepse), às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais e outros crimes contra a flora, caça e outros crimes contra a fauna, bem como transporte de produtos perigosos e atividades potencialmente poluidoras.
Outros tipos de crimes como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, porte ilegal de armas, entre outros, serão coibidos nas barreiras e fiscalizações da PMA, como tem sido realizado nos trabalhos rotineiros. Em 2021, por outros crimes de natureza não ambiental foram presas 4 (quatro) pessoas por porte ilegal de arma de fogo, captura de um foragido da justiça e um veículo foi recuperado.
RESULTADOS DA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI 2021
Na operação passada (2021) foram 19 infratores, autuados e multados em 52 mil em multas e seis presos por crimes de pesca predatória.
A operação Corpus Christi/2021 manteve a mesma estrutura de fiscalização do ano anterior, e teve uma redução de 36% em relação a operação de 2020 no número de autuados, porém, a operação do ano de 2020 havia sido fora da curva com relação às demais operações Corpus Christi, desde o ano de 2009. Houve 19 autuados administrativamente contra 30 na operação do ano de 2020. Dos 19 autuados, 14 foram por pesca, sendo dois presos por pesca predatória e 12 foram por pescar sem licença de pesca. Foram apreendidos 101 kg de pescado.