Após dois anos sem celebração convencional, fieis se unem para confeccionar tapetes em Dourados

Após dois anos sem celebração convencional, fieis se unem para confeccionar tapetes em Dourados

16 de junho de 2022 0 Por meums
Spread the love

Após dois anos sem a celebração convencional de Corpus Christi, em decorrência da pandemia do coronavírus, católicos de Dourados retomaram as atividades nesta quinta-feira (16), com a tradicional confecção de tapetes pelas ruas do município.

Desde as 7h da manhã, fieis se reúnem para a confecção dos tapetes, feitos por todas as paróquias da cidade reunidas na Catedral Imaculada Conceição, localizada à Praça Antônio João, no Centro.

Neste ano, os tapetes têm início na Catedral, saindo da Avenida Joaquim Teixeira Alves, até a Rua Melvin Jones, onde continuam pela Avenida Marcelino Pires até retornar à igreja.

Eliete Maria X. Rodrigues Silva, 53, membro da comunidade Santuário Padre Pio, participa da celebração há 48 anos e conta que participar “é importante porque é o dia que nós celebramos o corpo do Senhor, o dia que todos nós temos que estar como comunidade reunida para celebrar”.

Mais tarde, às 15h, será realizada a Missa Campal, também em frente à Catedral, com a presença do bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR, e os demais padres. Logo em seguida acontece a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramente pelos tapetes, finalizando com a adoração e benção.

A coordenação da Catedral pede para que os fiéis levem cadeiras ou bancos para participar da Missa.

Corpus Christi

O feriado religioso comemorado pela Igreja Católica no mundo inteiro retoma o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Como tradição popular, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes feitos à base de pó de serragem e outros materiais, com o objetivo de preparar o local para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.

Para os católicos, a Eucaristia é o sacramento mais importante e o centro da vida cristã.

Fonte: Dourados News

Spread the love