Com calor acima da média, Dourados passa de um mês sem chuvas expressivas
20 de julho de 2022O clima neste mês de julho está atípico em Dourados, com registro de temperaturas acima da média histórica deste período e também com tempo seco, praticamente sem chuvas, situação que perdura desde o final de junho.
A cidade já completou 32 dias sem o registro de precipitações pluviométricas expressivas, segundo apurado pelo Guia Clima, plataforma de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste.
Dourados teve última chuva volumosa no dia 17 de junho, com registro de 16,6 milímetros. Desde então, o Guia Clima apurou apenas ‘garoas’ de 0,1 mm no dia 18 de junho, 0,4 mm em 12 de julho, 1,7 em no dia 16 de julho e 0,8 mm em 17 do mesmo mês.
A chuva acumulada neste mês em Dourados até agora é de 2,9 mm. Já a média histórica de julho na cidade, calculada com base em mais de 40 anos de monitoramento climático, é de 45,3 mm.
Inverno quente
Outro aspecto que chama a atenção em relação ao clima nas últimas semanas em Dourados são as temperaturas elevadas, se considerarmos a atual estação do ano.
A temperatura média registrada até agora neste mês em Dourados pelo Guia Clima é de 21,3°C, ou seja 2,5°C superior a média história de julho, de 18,8°C.
Em dez dos 19 dias já transpassados em julho, a temperatura máxima registrada superou 30°C.
Previsão
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica a predominância do calor e do tempo seco em Dourados pelo menos até o próximo final de semana.
Para esta quarta-feira (20), as temperaturas podem chegar a 32°C.
Amanhã (21) o calor máximo esperado também é de 32°C e mínima de 16°C.
Na sexta-feira (22) os termômetros podem chegar a 33°C e mínima de 18°C.
Sábado (23) as temperaturas devem permanecer entre 18°C e 33°C, sendo a mesma estimativa do Inmet para domingo (24).
Fonte: Dourados News