Há 38 dias ‘na seca’, Dourados entra mais uma vez em alerta por baixa umidade

Há 38 dias ‘na seca’, Dourados entra mais uma vez em alerta por baixa umidade

26 de julho de 2022 0 Por meums
Spread the love

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou novo alerta de baixa umidade relativa do ar para extensão geográfica que abrange vários Estados da região central do país, incluindo o Mato Grosso do Sul.

O aviso entra em vigência a partir das 12 horas e segue até às 18h. O Instituto menciona risco de taxas de umidade inferiores a 30%, o que pode aumentar a probabilidade de ocorrerem incêndios florestais e danos à saúde humana.

Nessa segunda-feira (25), a taxa de umidade relativa do ar em Dourados chegou a 21% às 15h20, clima semelhante ao registrado em desertos, situação que tem castigado quem reside ou está de passagem pelo município.

Como orientação, o Inmet menciona o consumo constante de água, além de evitar desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Sem chuva

Dourados completou 38 dias sem chuvas expressivas, sendo a mais recente registrada em 17 de junho, segundo o Guia Clima, plataforma de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste.

A cidade deve continuar ‘na seca’ por mais alguns dias e ainda deve enfrentar queda de temperatura a partir da próxima quinta-feira (28).

No sábado (30), a mínima esperada é de 9°C, com elevação de temperatura durante o dia e máxima de 26°C, confirme previsão do Inmet.

Mapa do Alert-AS (Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul). – (Crédito: Inmet/Reprodução)

Fonte: Dourados News


Spread the love