Motociata mobiliza população sobre doação de órgãos em Dourados
5 de setembro de 2022Uma motociata mobilizou a sociedade douradense sobre doação de órgãos, na manhã deste domingo (04), em Dourados. Além dos ‘motoqueiros’, a ação também contou com motoristas de veículos, em um trajeto que passou pela rua Coronel Ponciano e pela avenida Marcelino Pires.
Após percorrerem as ruas com a mensagem a favor da vida, balões e outros artigos na cor verde, que simboliza o setembro voltado para o assunto, os participantes fizeram uma mobilização na Praça Antonio João.
Para Jaqueline Foppa, enfermeira atuante na Cihdott (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) a mobilização foi positiva. O bom envolvimento da sociedade em eventos com a temática é um fator que impulsiona o trabalho dos profissionais, segundo ela.
“Foi uma experiência muito boa. Ver todas aquelas pessoas participando junto com a gente em prol de uma mesma causa, é algo que nos estimula a continuar trabalhando com a doação de órgãos. Nosso objetivo é trabalhar esse assunto com a comunidade e sempre destacar que as coisas mais importantes precisam ser ditas em vida”, aponta.
A profissional cita que ainda existe muito tabu entorno do assunto. Diante disso, as pessoas que pretendem doar os órgãos, o recomendado é que debatam o assunto com os familiares.
“Converse em casa e diga a sua família que é um doador, precisamos quebrar o tabu do medo sobre essa decisão”, destaca.
O evento foi realizado pelo Hospital da Vida em parceria com a Cihdott do Hospital Santa Rita e Cihdott Hospital Evangélico.