Sujeira e “descarga no balde”, populares reclamam de abandono em parque de Dourados

Sujeira e “descarga no balde”, populares reclamam de abandono em parque de Dourados

1 de dezembro de 2022 0 Por meums
Spread the love

Um espaço amplo, arborizado, situado em um bairro próximo a área central de Dourados, mas, com uma infraestrutura que tem sido alvo de muitas reclamações dos populares. O Ceper do BNH II Plano apresenta áreas que necessitam de roçada, banheiro com vasos defeituosos, torneiras quebradas, cercas deterioradas, janelas estilhaçadas, entre outros problemas.

As paredes do local estão tomadas pela pichação e também contam com pintura descascada. A quadra coberta possui defeitos no cercamento e materiais enferrujados, já a que está sem cobertura, conta com mato alto e falta de equipamentos para prática esportiva.

Para a aposentada Alice Peres, 83, o desleixo com o espaço de lazer é lamentável.

Ela diz que costuma caminhar cerca de três vezes por semana no espaço e a falta de roçada, estruturas quebradas desfavorecem um ponto que poderia ser referência no município. 

“A situação é péssima, pois um lugar tão gostoso, dá dó de ver os canteiros abandonados, pracinhas quebradas, grama invadindo a pista de caminhada e muito mato. Moro pertinho e fico até com vontade pegar uma enxada e vim carpir, pois dá dó de ver o abandono. A gente paga impostos e não tem assistência onde precisa”, critica.

Ainda sobre o parque infantil, Alice cita que mães com filhos pequenos que gostariam de fazer atividade física no local, não podem ficar a vontade pois “a criança não tem onde brincar”.

Este ponto também é enfatizado por Ramili Bonzanini, 34, autônoma, que pratica caminhada frequentemente no local, mas, cita que quando quer levar o filho de companhia na atividade física e deixa-lo em um espaço adequado para que ele possa brincar, se dirige até o Parque dos Ipês ou ao Ceper do BNH I Plano.

Ela diz ainda que evita usar o banheiro do local por falta de manutenção e destaca a ausência de bebedouros.

“O banheiro a gente não consegue usar, se precisar, se quiser trazer criança, não tem como beber água também, aqui está bem precário mesmo!  A gente tem que usar outros parques quando quer vim com criança, porque aqui infelizmente não dá pra usar. Os brinquedos bem antigo, peças enferrujadas, não dá, é bem perigoso”, pontua.

Dourados News visitou os banheiros do Ceper e constatou que as descargas dos vasos sanitários estão com defeito.

O fato inclusive, faz com que uma pessoa que auxilia na limpeza do local, instrua os populares para que após o uso do sanitário, peguem um balde com água, na torneira externa do prédio, e joguem no vaso, de forma a contribuírem com a higienização do mesmo.

A falta de iluminação pública do espaço é outro ponto criticado por moradores próximos.

Para Leandro de Souza, 38, servidor público, o escuro é um problema para quem quer usar o espaço. Ele também comenta sobre a precariedade do banheiro.

“O principal que percebo que tá faltando aqui é a iluminação pública. Geralmente nós aqui dos bairros vizinhos, pra fazer uma caminhada, corrida, chega umas 18h, já vai ficando bem escuro não tem nenhum tipo de iluminação. Precisa de atenção na infraestrutura mesmo, no banheiro uma reforma”, destaca.

O outro lado

A prefeitura de Dourados se posicionou sobre os problemas apontados no Ceper do II Plano, via assessoria de comunicação.

O órgão citou que a partir de 2023, as praças e parques públicos contarão com “atenção especial”, por conta de um novo projeto.

Veja a resposta na íntegra: 

Com o Desenvolve Dourados, vários projetos de manutenção e construção serão desenvolvidos. A manutenção de praças e parques públicos terão atenção especial a partir de 2023.
Fonte: Dourados News


Spread the love