Mesmo com cheia no Rio Dourados, abastecimento de água não deve ser afetado no município
27 de fevereiro de 2023Mesmo com as chuvas que já atingem quase o dobro da média estimada para fevereiro, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) afirma que o abastecimento de água em Dourados não deve ser afetado. A informação foi apurada pelo Dourados News junto a direção da Empresa na manhã desta segunda-feira (27).
Hoje, o rio apresenta 3,22 m de profundidade e a média costuma ser entre 1,46m a 2,28m, ou seja, cerca de 1m acima do limite. Conforme Evandro Costa Soares, gerente regional da empresa, a medida informada refere-se ao volume da calha do rio até a superfície, na entrada do ponto de captação da empresa.
O levantamento indica ainda que o maior nível de NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez) neste mês foi de 235, no dia 21 de fevereiro, sendo que atualmente o mesmo está em 90.
Evandro destaca que com a “cheia”, um acompanhamento enfático está sendo realizado no rio e medidas serão traçadas, caso haja necessidade.
“O acompanhamento do nível do rio é diário, bem como o da turbidez da água. Nosso tratamento avalia as condições de hora em hora e com esse prévio diagnóstico, as decisões são tomadas em relação ao tratamento da água, não interferindo ou atrapalhando no abastecimento disse.
Como mostrado pelo Dourados News, o rio Dourados está no registrou 5,3 metros e a medida de segurança adotada foi paralisar o sistema que capta água do rio, para que o mesmo não fosse danificado –relembre aqui-.
Fonte: Dourados News