Acreditando em promessas de amor, douradenses acabaram sozinhas e endividadas

Acreditando em promessas de amor, douradenses acabaram sozinhas e endividadas

28 de fevereiro de 2023 0 Por meums
Spread the love

Conexão emocional, promessas de amor eterno, carinho, atenção, planos futuros são esperados em um relacionamento amoroso, porém, em alguns casos, podem vir acompanhados de uma armadilha financeira, conhecida como “estelionato sentimental”.

Apesar de o termo não estar presente na legislação, sua definição é baseada no crime de estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal – Decreto Lei 2.848/40: “Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

– PUBLICIDADE –

O termo estelionato sentimental “é especificamente quando o homem usa de uma relação de confiança, principalmente em um relacionamento, para conseguir uma vantagem econômica”, explicou a delegada da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Ariana da Silva Gomes.

Em Dourados, esse tipo de caso tem sido cada vez mais recorrente. Recentemente, pelo menos duas vítimas registraram boletim de ocorrência após perderem mais de R$ 200 mil, entre dinheiro e imóveis, ao acreditarem nos seus parceiros.

Segundo a delegada, as vítimas foram manipuladas por quem mantinham relacionamento amoroso e, uma delas, chegou a ser ameaçada quando notou que havia sofrido um golpe e decidiu cobrar, por isso buscou ajuda na delegacia.

Nos casos registrados, os autores usaram questões de confiança e saúde familiar para envolver as vítimas. Um deles ofereceu ajuda para cuidar de um ente doente, prometendo que viveriam mais confortáveis se vendessem a casa onde moravam. No fim, a vítima ficou sem o imóvel.

A delegada Ariana cita que, normalmente, as vítimas mais fáceis nas mãos dos golpistas são mulheres mais velhas, viúvas, separadas, acima dos quarenta anos. Por isso é necessário cuidado básicos ao se envolver, como saber dos antecedentes da vida da pessoa.

“Procure conhecer a pessoa, tome cuidado quando envolve dinheiro, principalmente muita quantia, porque as vezes você tá tão envolvida, tão carente querendo manter aquele relacionamento, que você vai gastando o dinheiro que tem guardado, vendendo carro, por alguém que tá te prometendo mundos e fundos e que não vai cumprir”, alerta a delegada.

Outro ponto destacado pela delegada da DAM é a necessidade de a vítima procurar a delegacia já com documentos que comprovem o estelionato em mãos para agilizar o processo.

Dessa forma, as equipes policiais podem tentar reverter os prejuízos financeiros mais rapidamente.

Em agosto de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que altera o Código Penal para criar o crime de estelionato sentimental, definido quando há alguma promessa sobre uma relação afetiva em troca da entrega de valores ou bens pela vítima. O projeto está em fase de tramitação.

*Os casos citados na matéria não foram detalhados porque estão em fase de investigação.

Netflix

Caso semelhante é tratado no documentário da Netflix “O Golpista do Tinder, que conta a história de com o israelense Shimon Hayut teria acumulado mais de 10 milhões de dólares em golpes aplicados em mulheres que conhecia pelo aplicativo de namoro.

O que uma vítima deve fazer

– Consultar um advogado para avaliar os melhores caminhos para reverter a situação.

– Reunir provas sobre a abordagem, como prints de conversas no WhatsApp, áudios e extratos bancários.

– Atenção redobrada se houver compartilhamento de dados pessoais com o golpista.

– Avaliar se há necessidade de buscar apoio emocional ou orientação psicológica para lidar com o trauma.

*Foto interna: Delegada da DAM, Ariana da Silva Gomes.


Spread the love