Sem fatos concretos, Município e segurança pública definem ações contra violência nas escolas
13 de abril de 2023Na manhã desta quarta-feira (12), equipes da Procuradoria-Geral da Prefeitura de Dourados, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Dourados (GMD) se reuniram para discutir sobre segurança nas unidades de ensino.
O fato ocorreu após supostas ameaças de possíveis atentados nestes locais, por meio de mensagens disseminadas em redes sociais. O objetivo foi discutir o aprimoramento da segurança nas unidades de ensino e tranquilizar os pais com a onda de mensagens que propagam ataques.
Apesar de não haver nada concreto em relação às ameaças, nas primeiras horas da manhã, o prefeito Alan Guedes usou as redes sociais para esclarecer que as equipes da Ronda Escolar, realizada pela GMD, estariam reforçadas.
Além disso, ele relatou a finalização de um trâmite para lançar um novo concurso para aumento do efetivo da Guarda Municipal de Dourados e o fato das equipes estarem trabalhando na resolução da questão dos remanescentes.
Na reunião, foi acordado sobre a necessidade em compartilhar informações e organizar ações conjuntas, otimizando assim o trabalho das corporações, limitadas para atender as mais de 160 escolas de Dourados, considerando as redes municipal, estadual e particular.
“Precisamos fazer um trabalho conjunto, filtrar as ameaças para focarmos nas que podem, de fato, ser uma ameaça real. Nossos efetivos são limitados e precisamos ter essa interação entre as Forças tornando assim as rondas escolares mais efetivas”, explica diretor-geral adjunto da GMD, inspetor José Rubens.
Conforme relembrado pelo major Torres, comandante da 9ª Cia da PM, compartilhar mensagens, sem que se tenha certeza de sua veracidade, pode causar problemas com a Justiça.
“O fato de se publicar ou compartilhar qualquer informação que cause esse tipo de alarmismo e terror público é uma infração penal e a Polícia Civil está fazendo esse registro, o que pode fazer com que as pessoas sejam chamadas a responder por esse ato”, alerta.
Reunião com os pais
No início da tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Dourados comunicou sobre uma reunião, que aconteceria desde às 14h, com diretores e coordenadores das escolas e Ceins na Secretaria Municipal de Educação. Um dos objetivos da reunião alinhar e orientar os profissionais que estão no dia a dia nas escolas.
Fonte: Dourados News