Moradora de Dourados morre por dengue e MS soma 30 vítimas neste ano
28 de junho de 2023A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou diagnóstico de dengue nos casos de óbito de uma moradora de Dourados e de um morador de Campo Grande, chegando em 30 mortes atribuída a esta doença em Mato Grosso do Sul em 2023.
Conforme informações disponibilizadas no Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado nessa terça-feira (27), a douradense tinha 25 anos de idade. Ela começou a sentir os sintomas da doença a partir do dia 16 de março.
A jovem não resistiu e morreu no dia dois de abril sem ter comorbidade relatada.
O resultado de exame laboratorial confirmando morte ocasionada por complicações de saúde geradas pela dengue foi emitido em 22 de junho, sendo incluído neste boletim mais recente.
Além da douradense, o caso de óbito um morador de Campo Grande, de 53 anos, também entrou para as estatísticas estaduais nesta semana.
Ele teve sintomas no início de maio e faleceu no dia 16 do mesmo mês. O campo-grandense tinha hipertensão arterial e hepatopatias como comorbidades.
Mortes por dengue
Com a confirmação de mais dois casos, Mato Grosso do Sul chegou a 30 mortes por dengue neste ano.
O boletim da SES mostra Dourados com cinco óbitos por dengue em 2023. Três Lagoas chega a seis e Campo Grande quatro registro de morte por dengue neste ano.
O estado terminou 2022 com registro de 22 mortes por dengue.
Casos prováveis e confirmados
A atualização do Boletim Epidemiológico da Dengue, elaborado semanalmente por equipe de Gerência Técnica de Doenças Endêmicas, revela que Mato Grosso do Sul chegou a 49 mil casos prováveis notificados em unidades de saúde.
Parte destas notificações de possíveis casos de dengue são encaminhadas para laboratório onde 17.661 tiveram resultado positivo para dengue.
Outros 15.280 casos foram confirmados como dengue a partir de critério clínico-epidemiológico.
Além das cinco mortes provocado por esta doença, Dourados acumula em 2023 um total de 1.524 casos prováveis, sendo que 1.292 foram tiveram resultado positivo para dengue.
Fonte: Dourados News