
Soltura de 2,5t de peixes marca início das atividades da 1ª Festa da Páscoa no ‘Parque do Lago’
15 de abril de 2025Na tarde desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), realizou a soltura de 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga no lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. A ação integra a programação da 1ª Festa da Páscoa, que será realizada entre os dias 17 e 20 de abril no local.
O primeiro peixe lançado no lago possuía em média 12 kg. Durante o evento, será autorizada a pesca de até três exemplares por pessoa, sendo permitido apenas um anzol na água por pescador.
Para garantir a disponibilidade de peixes durante os quatro dias da Festa, a pesca está proibida no lago até o dia 16 de abril, véspera da abertura do evento. A pesca será retomada no dia 17, das 7h às 17h, exclusivamente para pessoas com deficiência, idosos e crianças de até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Já nos dias 18, 19 e 20, a atividade será liberada para toda a população, no mesmo horário.
Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontin, até 10 toneladas de peixes da Agricultura Familiar serão comercializadas durante a festa, com abate regulamentado realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “A população pode ficar tranquila porque esse peixe é fresco e tem procedência garantida, pois é do projeto Renascer Peixe”, destacou.
Além da pesca, o Parque Antenor Martins contará com uma ampla estrutura para receber os visitantes. Serão instaladas praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, brinquedos infláveis para crianças e atrações culturais. Entre os destaques da programação, estão os shows musicais com artistas locais e nacionais, como a dupla Jads & Jadson, que se apresenta no sábado (19). No domingo (20), a festa será voltada ao público infantil.
A 1ª Festa da Páscoa é realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e conta também com o apoio da iniciativa privada.
“Estou muito feliz, é a primeira festa da minha administração e a primeira Festa da Páscoa de Dourados. A ideia é fazer da festa um encontro de famílias, uma festa Cristã, por isso ser na Semana Santa”, afirmou o prefeito Marçal Filho, que também ressaltou a revitalização do Parque como uma demanda antiga da população.
Fonte: Dourados News