
Justiça decreta prisão preventiva de empresário, esposa e motorista após apreensão de cocaína
20 de maio de 2025A Justiça decretou nesta segunda-feira (19) a prisão preventiva do empresário José Edson Peres Campagnoli, de 52 anos, da esposa dele, Vanderleia Espindola, de 42, e do motorista Hugo Cesar Ferreira, de 58, presos no último domingo (18) durante a Operação Frete Ouro Branco, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Dourados.
Os homens devem ser encaminhados ainda hoje (20) para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED).
Os três são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e associação para o tráfico, após a apreensão de 235 quilos de cocaína escondidos sob fardos de erva-mate, em um caminhão pertencente a uma transportadora de Ponta Porã.
O flagrante aconteceu por volta das 16h15 de domingo, na base operacional da PRF, no km 267 da BR-163. O motorista, Hugo, apresentou uma nota fiscal com data de 11 de maio, mas o transporte da carga só estava sendo feito uma semana depois. A justificativa do atraso – o suposto derrame sofrido pela esposa do condutor – não convenceu os agentes.
Durante a vistoria, os policiais localizaram diversos tabletes de cocaína escondidos entre a carga.
Ao ser preso, o motorista confessou que a droga seria entregue em um restaurante de Dourados. No local, a PRF abordou José Edson, que chegou em uma Parati para receber a carga, acompanhado de Vanderleia. Ele tentou fugir em alta velocidade pelas ruas da cidade, mas foi alcançado e detido.
Além da droga, foram apreendidos R$ 4.500 em dinheiro e celulares dos envolvidos. O trio foi levado à Delegacia da Polícia Federal de Dourados, onde foi autuado em flagrante.
A investigação prossegue para identificar outros integrantes da organização criminosa e esclarecer o destino final da carga milionária.