Indígenas bloqueiam Perimetral após desocupação de sítio
5 de dezembro de 2017Grupo de indígenas bloqueou a Perimetral norte que dá acesso à Penitenciária Estadual de Dourados (PED) após a desocupação de sítio às margens da rodovia. Os índios que ocupavam a propriedade rural desde o início do ano passado, foram despejados na manhã de hoje em cumprimento de reintegração de posse.
Eles colocaram barricada no meio da pista para impedir a passagem de veículos. No final da manhã, por volta das 11h, três caminhoneiros chegaram a ficar encurralados em meio aos indígenas. Foi preciso a ação policial para retirá-los do local.
Para evitar conflito, a PM bloqueou acesso à perimetral na rotatória nos altos da avenida Presidente Vargas. Policiais orientam motoristas a pegar outra rota.
Cerca de dez famílias indígenas ocupavam o sítio onde havia produção hortifrutigranjeira. A propriedade é vizinha a aldeia Jaguapiru.
Depois que o governo estadual inaugurou a Perimetral Norte, no final de 2012, para desviar o tráfego pesado do centro da cidade, sítios que ficaram após a rodovia passaram a ser considerados pelos índios como terras indígenas. A partir daí iniciou invasões de propriedades.
As ocupações são maiores do outro lado da Perimetral, onde há sítios vizinhos a outra aldeia, a Bororó. Desde o ano passado famílias indígenas ocuparam propriedades daquela região. Um dos sitiantes chegou a abandonar a casa, enquanto outros moram nas residências, mas possuem indígenas com moradias dentro de suas terras.
Dourados Agora