Desarmes, dribles e finalizações: veja como o Palmeiras construiu o bom início de ano
6 de fevereiro de 2018Não apenas o aspecto técnico que tem definido a favor do Palmeiras neste início de temporada. Com um trabalho tático bem elaborado por Roger Machado, o Verdão tem transformado toda a expectativa de começo de temporada em destaque no Campeonato Paulista.
Além da campanha perfeita – foram cinco vitórias em cinco rodadas -, os palmeirenses lideram estatísticas em diversos fundamentos na competição estadual.
De acordo com levantamento do Footstats, o Palmeiras é o time que mais desarmou (90), que mais driblou (18), que mais sofreu faltas (90), que mais finalizou certo (31) e que mais interceptou (28), além de ter o melhor ataque (10 gols marcados) e dividir a condição de melhor defesa (três gols sofridos) com Corinthians e São Bento.
O Verdão também é o terceiro time que menos cometeu faltas no torneio (64), o terceiro que mais troca passes certos (2.092) e o terceiro que mais teve posse de bola (58,2%).
Os 100% de aproveitamento nas cinco primeiras partidas da equipe da temporada dão a Roger Machado o melhor início de trabalho no clube em 40 anos. A última vez que isso havia sido em 1978, com Filpo Núnez, quando o argentino venceu suas primeiras sete partidas no comando da equipe.
Considerando apenas o Paulistão, o Verdão está a uma vitória de igualar a campanha de 2014, quando venceu nas seis primeiras rodadas do torneio – a equipe era dirigida por Gilson Kleina na época e acabou eliminada na semifinal.
O melhor início do Palmeiras no torneio estadual ocorreu nos anos de 1947 e 1984 – foram oito vitórias em sequência em cada ano. Ainda como Palestra Italia, o melhor registro é de 1932, com 11 triunfos nas primeiras rodadas.
O elenco comandado por Roger Machado volta aos treinamentos na manhã desta terça-feira, na Academia de Futebol. Na próxima rodada, o Verdão enfrenta o Mirassol no interior, no sábado, às 19h, pela sexta rodada do Paulistão.
Globo Esporte