Eunício entrega a Jungmann projeto que cria Sistema Integrado de Segurança Pública
1 de março de 2018O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), entregou nesta quinta-feira (1º) para o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a primeira versão do projeto que cria o Sistema Integrado de Segurança Pública.
A proposta permitirá a integração de informações de inteligência entre governo federal e estados. Propõe também uma integração entre as polícias para aprimorar as investigações.
Eunício disse que a previsão para que a proposta seja aprovada na Câmara e no Senado é dia 20 de março. “Queremos aprovar lá [Câmara] e cá [Senado] até dia 20 de março”, informou o presidente do Senado.
Eunício reiterou nesta quinta que o projeto de lei que cria o Sistema Integrado de Segurança Pública será votado com urgência nas duas Casas. Nesta quarta (28), Eunício anunciou ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a criação do sistema integrado irá tramitar com urgência no Congresso.
“Este projeto vai ser debatido e aprovado na Câmara e na sequência vem para o Senado. Nós vamos dar regime de urgência, o que já foi combinado com o presidente da Câmara, que vai fazer aprovação em regime de urgência também”, afirmou.
Jungmann disse que a aprovação do projeto representará uma “grande conquista”. Apesar disso, o ministro da Segurança Pública reconheceu que sistemas unificados em outras áreas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), sofrem com várias dificuldades.
“Temos, ainda que com problemas, a universalização da Saúde; temos também a universalização do ensino fundamental, mas nada disso parecido com a área da segurança”, ressaltou o ministro.
“Recebi do presidente do Senado o projeto que vai instituiur o Sistema Unificado de Segurança Pública para que a gente possa derrotar os traficantes de drogas, para que a gente possa colocar na cadeia os bandidos que aterrorizam a cidadania”, disse Jungmann.