Qualidade de vida
29 de maio de 2018Por Jackeline de Lara*
Viver requer coragem, frase corriqueira, e tão cheia de significados, visto que uma vida temerosa de tudo, não é vida. Nosso dia a dia é recheado de surpresas, atividades, ações, decepções, encantamentos, realidades, sendo cercados a todo tempo por pessoas boas e também por pessoas limitadas, tornando necessário de nós, uma postura adequada diante de todas as situações.
A vida não é fácil para ninguém, cada um carrega dentro de si, seus traumas, bloqueios, lutas e também alegrias e sonhos. Caminhar com aqueles que, de alguma forma, trazem leveza a seu viver, torna tudo melhor, e o fardo, se torna menos doloroso.
Todos temos nossas misérias, ninguém é perfeito, mas infelizmente existem pessoas que parecem sobreviver de jogar água fria na alegria dos outros, é como se o prazer destas, fosse totalmente dependente do decepcionar alheio.
É aquele ser que na empresa só levanta os problemas, nunca uma solução, em uma reunião para um planejamento por exemplo, fica a todo tempo mostrando o lado negativo de tudo, e sempre na postura de que se algo der errado, não terá nada a ver com a situação. Normalmente são orgulhosos, arrogantes, não respeitando a opinião dos demais colegas, deixando sempre um clima de desânimo onde consegue ter voz, e até destruindo qualquer projeto, e se saindo com uma imagem de que é o que mais se preocupa com o processo.
Há o amigo invejoso, que chega em sua residência, e conhece uma tinta muito melhor que aquela que você pintou sua casa, um carro do mesmo modelo e marca que o seu, mas que é mais econômico, que a escola dos filhos é melhor que a do seu, etc.
A amiga recalcada, que você chega na festa, com os cabelos brilhando, unhas bemfeitas, maquiagem impecável, e roupa e sapato que todos elogiam, mas ela te olha nos olhos e diz que você está abatida, ou que você engordou. Tanta coisa boa para ela dizer, mas não, ela vai procurar algo para, de alguma forma, não deixar sua noite ser tão legal como você tinha certeza que seria.
Os exemplos são milhares, impossível listar todos, mas é sério essa situação, pessoas assim adoecem famílias, ambientes de trabalhos, relacionamentos, adoecem você, são como vampiros, perseguem, seduzem, e vampirizam suas presas o tempo todo, minando alegrias, sossego, paz, desequilibrando e tornando o emocional do outro doente, o que reflete na saúde física também.
Não precisamos estar sempre cercados de pessoas, é tão bom assistir um filme, ler um livro, ficar sozinho fazendo nada, ou qualquer coisa que alegre o coração. Amizade é bom, mas uma boa amizade, e com limites. O mundo está cheio de pessoas doentes, que precisam de ajuda profissional, e não vem escrito na testa quem somos ou deixamos de ser, e é nessas horas que nos deparamos com esses psicopatas, e é bom se livrar deles antes que eles roubem nossas vidas.
Não há receita para se prevenir e até se livrar destes seres, mas tenho experimentado desculpas do tipo, não estarei em casa, não posso ir, estou trabalhando muito, ando muito cansada, e até deixar falando sozinha (o), dependendo da situação. Não sei se resolve, mas a partir do momento que comecei a ser mais seletiva com os que caminham ao meu lado, tenho vivido uma vida com melhor qualidade.
* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.