Integrante da OEA visita aldeias de Dourados nesta quarta
6 de novembro de 2018Integrante da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos, Antonia Urrejola, visitará as aldeias de Dourados nesta quarta-feira (7/11).
Ela passa o dia no maior município do interior sul-mato-grossense e participa de diversas agendas para tratar a questão indígena.
Conforme agenda preliminar divulgada pela organização da visita, Antonia Urrejola realizará observação de campo sobre a situação dos direitos humanos em aldeias na região de Dourados pela manhã.
Já no período da tarde, a partir das 14h, a visita será na Aldeia Jaguapiru. Às 16h, está agendada audiência ampliada com organizações da sociedade civil na Fadir (Faculdade de Direito) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A visita da OEA começou ontem e se estende até 12 de novembro e atende a convite feito pelo governo brasileiro no início deste ano.
FOCOS
De acordo com nota divulgada pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, a CIDH terá os seguintes focos principais: discriminação, desigualdade, pobreza, institucionalidade democrática e políticas públicas em direitos humanos. Dentro desses eixos, a comissão dará especial atenção aos grupos que historicamente se encontram em situação de discriminação, vulnerabilidade e exclusão.
A delegação que conduzirá a visita será chefiada pela presidente da CIDH, Margarette May Macaulay; a primeira vice-presidente, Esmeralda Arosemena de Troitiño; o segundo vice-presidente, Luis Ernesto Vargas Silva; os comissários Francisco José Eguiguren Praeli e Joel Hernández García, e a comissária Antonia Urrejola Noguera, relatora para o Brasil. O grupo inclui outras autoridades e especialistas.
Serão visitados, além de Mato Grosso do Sul, a cidade de Brasília e os Estados da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.