Alunos do curso de formação da Agepen reclamam de “esquecimento” do governo
15 de março de 2019O Governo de Mato Grosso do Sul convocou em 2018 cerca de 500 novos concursados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a realização do curso de formação com duração de 90 dias. Dois meses depois do fim da última etapa do concurso, os alunos ainda não tiveram formatura e nem as notas finais publicadas em Diário Oficial, o que está gerando protestos e dúvidas.
De acordo com o presidente da Comissão dos Alunos, Diego Ferreira Aranda, a primeira promessa da formatura seria no dia 25 de janeiro, cerca de uma semana após o término do estágio, mas até o momento não houve nova programação.
“No dia 18 de fevereiro a comissão dos alunos se reuniu com o secretário da SAD, Roberto Hashioka, bem como o deputado estadual Coronel Davi e foi nos passado que a demora da SAD em publicar as notas seria em virtude do julgamento dos recursos dos alunos reprovados no curso de formação e que na primeira semana após o carnaval estaria tudo resolvido e seria publicado inclusive, a data da formatura”, disse Aranda em nota divulgada nesta sexta-feira (15), data do vencimento da promessa.
Aranda ainda afirma que a SAD, através de contato com seus funcionários, afirmou que todos os recursos já foram julgados, e estava tudo certo para a publicação nesta semana, que não ocorreu.
Ainda segundo a nota da comissão, centenas de alunos deixaram seus serviços para entrar no curso de formação e a bolsa dada pelo governo para dedicação exclusiva terminou com o pagamento de parte dos dias de janeiro, fato que deixou várias pessoas desempregadas desde então.
Sem nenhuma projeção da publicação das notas, classificação final, data da formatura, nomeação e posse, a comissão organiza um manifesto para a próxima terça-feira (19) às 9h em frente da Assembleia Legislativa. A ideia é reunir o máximo de alunos para fazer uma caminhada até a SAD para cobrar solução.
A reportagem tentou por diversas vezes entrar em contato com a SAD através do telefone nesta manhã de sexta-feira, mas não foi atendida.
Prorrogação do concurso
No dia 28 de fevereiro, o Diário Oficial oficializou o Decreto n. 15.171 que prorroga a validade do concurso da Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Conforme o documento assinado pelo Governador Reinaldo Azambuja, fica prorrogado por mais 2 anos o prazo de validade do certame realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o cargo de agente penitenciário estadual.