Prazo para comissões entregarem relatórios sobre a cassação de vereadores afastados termina em maio

Prazo para comissões entregarem relatórios sobre a cassação de vereadores afastados termina em maio

20 de março de 2019 0 Por meums
Spread the love

As Comissões Processantes que analisam os pedidos de cassação dos vereadores afastados Cirilo Ramão, Denize Portolann (PR), Idenor Machado (PSDB) e Pedro Pepa (DEM) devem entregar os relatórios finais à Câmara de Vereadores até o dia 19 de maio. O prazo final cai em um domingo e consequentemente as entregas poderão ocorrer na segunda-feira (20). 

Conforme o presidente da Câmara, Alan Guedes, as comissões poderão entregar o relatório anteriormente ao dia 19. Quanto a prorrogação deste prazo, ele cita que não é permitida diante de determinação dos termos do Decreto-Lei nº 201/67, o qual dispõe sobre o procedimento para apuração de crimes de responsabilidade político-administrativa.

Após a entrega, a Câmara marcará uma data para que os relatórios sejam submetidos ao plenário e aconteça a votação dos vereadores. 

Conforme o presidente, a Casa avaliará posteriormente a definição de uma data para os votos. 

“Será marcada a votação, pode ser que solicitemos uma sessão durante a semana para isso, mas só será possível definir depois”, disse.  

As Comissões Processantes foram definidas na primeira sessão do ano, no dia 04 de fevereiro. O prazo de 90 dias começou a contar no dia 19 de fevereiro, um dia depois dos vereadores afastados terem sido notificados sobre os trâmites.

O período de instrução já foi encerrado e agora as Comissões Processantes devem direcionar atos, diligências e audiências que se fizerem necessários.


Para o presidente da Câmara, o andamento dos trabalhos das comissões está dentro do esperado e ele acredita que o mesmo se encaminhará de forma fluente até a entrega. 

“Temos dado todo o suporte para o trabalho das comissões. Os prazos tem sido respeitados e quando as definições forem submetidas a plenário cada vereador será o juíz”, disse. 

Todas as Comissões optaram por dar continuidade as investigações que apuram os fatos apontados pelos promotores para a cassação dos mandatados de Cirilo, Idenor Machado e Pedro Pepa, investigados na Operação Cifra Negra e de Denize Portolan (PR) investigada na Operação Pregão. 

As Comissões Processantes que avaliam a situação de Denize Portolan  e Idenor Machado foram as primeiras a entregar seus pareceres em sessão no dia 12 de março. Conforme mostrado pelo Dourados News, os pareceres desses relatórios foram a plenário e os pedidos de arquivamento feito pelas comissões acabaram negados.

Todos os 17 vereadores aptos a votar foram contra o arquivamento, incluindo a comissão que deu o parecer pelo mesmo. 

No dia 14 de março, a Comissão Processante instituída para apurar a denúncia do pedido de cassação do mandato do vereador afastado Pedro Pepa (DEM) optou pelo prosseguimento do processo. A decisão foi divulgada no início da tarde em nota enviada à imprensa. 


A última definição foi da comissão processante que investiga a denúncia contra Cirilo Ramão (MDB) que também decidiu pela continuidade das investigações. O Dourados News teve acesso  a decisão no dia 18 de março


Spread the love