Deputados derrubam veto sobre serviço de orientação nas escolas

Deputados derrubam veto sobre serviço de orientação nas escolas

20 de março de 2019 0 Por redacao
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Projeto apresentado no ano passado havia sido vetado pelo governador Reinaldo Azambuja

Por 14 votos a 1 os deputados derrubaram o veto do governador ao projeto de autoria do ex-deputado Maurício Picarelli, apresentado no ano passado, que cria serviço de capelania nas escolas estaduais. Reinaldo havia vetado o projeto por entender que traria custos para o Estado.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) afirmou que antes de derrubar o veto, houve uma conversa com o governador e com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, explicando que o serviço de capelania não seria uma disciplina fixa e seria um trabalho voluntário.

A capelania trata-se de orientações que as escolas podem lançar mão em episódios específicos, quando educadores julgarem necessário e entenderem que precisam de um capelão para conversar com os estudantes, seja com uma turma ou alunos específicos.

Deputado Rinaldo Modesto. (Foto: Leonardo Rocha)

Segundo Rinaldo, o serviço não tem relação com igrejas ou religiões, mas fala sobre fé, amor, boa relação com as pessoas, combate a bullying e depressão. “Vai orientar os estudantes, conversar. Só vai ser realizado quando a escola quiser e a secretaria autorizar”, esclarece.

Outro defensor do projeto, o deputado Herculano Borges (SD) adiciona que o capelão a ser chamado pelas escolas precisa ser membro do conselho estadual de capelania e vai realizar palestras esporadicamente. “Não vai interferir nas disciplinas das escolas e não vai falar sobre igreja ou religião”, reforça.

Entre os presentes na Assembleia Legislativa estava o vereador Sergio Nogueira – PSDB, 1º. secretário da Câmara Municipal de Dourados e vice-presidente da UCVMS que comemorou o resultado da votação e elogiou a articulação ocorrida entre os deputados estaduais, governo e secretária estadual de educação, pois acredita que a Capelania Escolar é muito bem vinda num momento em que a comunidade escolar demonstra necessidades de diálogo inter-religioso, respeito e alteridade.


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