Defesa Civil mantém alerta com “chuvarada” que deve continuar na região
21 de março de 2019São quase 200 mm de chuva até este dia 20 de março em Dourados e o “aguaceiro” deve continuar nesta semana, o que deixa a Defesa Civil em alerta. Conforme o Guia Clima Embrapa, com o registro de 195.8 mm de chuva até o momento, março já supera a média estimada para o mês (139.3 mm) em 40%.
Somente nesta quarta-feira (20), a chuva totalizou 30.2 mm, até as 16h, de acordo com o Guia Clima Embrapa.
Ainda nesta quarta-feira (20) é possível mais chuva em Dourados, já que o Climatempo aponta a probabilidade de 70mm.
Com a “chuvarada” foram registradas quedas de árvore em Dourados. Outras situações como alagamento ou destelhamento de casas não foram registradas, conforme a Defesa Civil.
Uma árvore de médio porte caiu no pátio da escola Álvaro Brandão, no João Paulo II. A Defesa Civil fez a retirada da mesma. Não foram registrados danos materiais.
No cruzamento entre a Hayel Bon Faker e professora Antonia Candido de Melo, no jardim Água Boa, uma árvore de grande porte caiu e atingiu a rede de energia. A mesma já foi retirada.
No Jardim Flórida um galho de árvore caiu e atingiu a rede de energia. A Defesa Civil não forneceu mais detalhes sobre a rua que o caso ocorreu. A Energisa foi acionada.
No Jardim dos Cristais, uma árvore de grande porte caiu em frente a uma residência. Não foram registrados prejuízos.
No Jardim Flórida, rua Bertoldo Miranda Barros, a queda de uma árvore chegou a impedir o tráfego no local por algum tempo. A Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) resolveu a questão.
Conforme mostrado pelo Dourados News, na Avenida Marcelino Pires, em frente ao Shopping Avenida Center, também houve o registro de queda de árvore. Motocicletas foram atingidas.
Motoristas que trafegavam pela MS-276, nesta quarta-feira (20) tiveram transtorno. Uma árvore caiu e “trancou” a rodovia que acabou interditada nos dois sentidos entre Deodápolis e Indápolis [veja aqui].
O coordenador da Defesa Civil, Ademir Martins, destacou que equipes estão em alerta na região, diante da possibilidade de mais chuva.
“A média do mês já foi superada e a previsão é que continue o tempo chuvoso, estamos em atenção na sede do município e na área rural também”, disse.
PREVISÃO
Para quinta-feira (21), a probabilidade fica em 80%, sendo 14mm. A temperatura deve variar entre 20°C e 25°C.
Na sexta-feira (11), a perspectiva de chuva fica em 80%, sendo 10 mm. A mínima prevista é de 21°C e a máxima de 26°C.