A paz que não podemos abrir mão

A paz que não podemos abrir mão

17 de julho de 2018 0 Por meums
Spread the love

As obrigações do dia a dia, nos obriga a vivermos quase que como robôs, o despertador toca, e é iniciado em câmara rápida todo um processo de realização de tarefas, que vão desde um escovar de dentes, até o banho para dormir.

Arrumar as crianças para o colégio, enquanto fala ao celular, o cachorro que precisa ser levado ao veterinário, a gasolina na reserva, o cheque que vai cair, a coordenadora da escola que precisa sempre falar com você, a empregada falta, o cano da pia estoura, e a vizinha fofoqueira chega bem no momento em que sua casa está de pernas para o ar,  você está atrasada, o marido sempre cobrando atenção, os filhos revoltados, seu cabelo e suas unhas vivem um lixo.

A vida parece uma montanha russa, mas a sua parece que está sempre do avesso. Talvez esteja mesmo, e talvez não seja assim tão complicado amenizar essas situações todas, aceitando que há coisas que não conseguiremos realizar em apenas um dia, ou semana, sendo necessária, uma pausa para os compromissos, que de repente podem ser adiados e até cancelados, para simplesmente respirar, descansar, refletir, prevenindo assim doenças, desestrutura familiar, e até a morte física.

Tudo na vida é questão de escolhas, trocas, e vale lembrar, que não há como sobreviver sem uma postura, seja ela certa ou errada. No caminhar para uma vida de qualidade, as pedras surgirão, porque você talvez se perceba em uma situação em que precisará dizer não para um filho na compra de algo para ele importante, talvez tirar de uma escola particular para uma pública, quem sabe abrir mão da funcionária que torna seus dias melhores, cuidando da sua casa, trocar seu carro por um de menor valor, não fazer viagens anuais para os lugares que tanto ama visitar, etc.

São escolhas que talvez te sangrarão por dentro, mas será que para ter mais tempo com a família, será que tudo isso não vale um café na varanda sem aquela dor no estômago de preocupação? Poder, de repente, passar a manhã ou a tarde em casa? Ter o final de semana inteiro para curtir o cachorro, a família, sua casa?

Uma vida perfeita sabemos que é impossível, dias sem complexidades, estresses, surpresas desagradáveis é utopia, mas pequenas atitudes, talvez possam, dar uma reviravolta maravilhosa em nossas vidas. Não podemos abrir mão de ao menos momentos de paz, para recarregarmos as baterias emocionais, precisamos de saúde emocional para nos prevenir de doenças psíquicas e físicas, e levar tudo isso à sério, para não precisarmos desacelerar em um leito de hospital.

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.


Spread the love