A sororidade é muito importante

A sororidade é muito importante

31 de julho de 2018 0 Por meums
Spread the love

Por Jackeline de Lara*

Desde a tenra idade, aprendemos que o coleguinha da escola nos chutou ou foi grosseiro porque é tímido e foi a forma que encontrou de nos mostrar que na verdade gosta da gente.

Os anos passam e, essa postura que as mulheres adotaram desde os tempos mais remotos, vem se perpetuando, então na adolescência, fase em que normalmente se inicia os flertes, namoros, o “ficar sem compromisso”, e a famosa frase “homem é assim mesmo”, continua firme nos conselhos de mães, amigas, irmãs, e até algumas psicólogas.

No fundo não queremos magoar a outra, pensamos que tudo vai passar, e ela não precisa sofrer tanto, com uma mensagem dolorosa, mas verdadeira, de que ela deve partir para outra, quando vem nos contar que após um encontro por exemplo, o parceiro não ligou pela manhã, e nem mandou uma mensagem, por exemplo.

Vivemos momentos em que as mulheres no geral reclamam da falta de comprometimento de seus ficantes, parceiros ou namorados. Estão sempre ocupados, nas trocas de mensagens a garota escreve verdadeiros textos, que ele responde com uma ou duas palavras, quando responde, e as desculpas são sempre as mesmas, estão trabalhando muito, não viram, etc.

Quando reclamam com as amigas, essas parecem advogadas dos sujeitos, tentam remediar com falas do tipo, ele está se fazendo de difícil pois tem medo de você achar que ele está muito à fim, e passar a esnobá-lo. Outra frase muito utilizada por amigas que não querem magoar, é que o cara é trabalhador, pensa no futuro dos dois, por isso está sempre sem tempo para ela, mas que prova o amor por ela, no muito trabalhar. E por aí vão as desculpas esfarrapadas e mentirosas, porque é realmente complicado olhar nos olhos de uma amiga que você tanto ama, e dizer para ela cair fora, que esse cara é uma fria.

Mulheres, os tempos mudaram, mas nossa essência não. Quando estamos apaixonados, seja homem ou mulher, sentimos saudades, sentimos vontade de ver, conversar, saber como o outro está, o que está fazendo. Todos temos compromissos, todos passamos por dias bons e ruins, e as vezes realmente não queremos conversar com ninguém, mas quando o outro só se mostra disponível nos momentos em que quer sexo, cuidado, você está fazendo um papel humilhante nesta relação, e a tendência, é ele usufruir o tempo que achar bom para ele, como se você fosse uma boneca inflável de sex shop, e depois te descartar como um objeto, que é o que você é para ele.

Um ser que não se importa com sua vida, seus sentimentos, suas necessidades, neuras, não pode ocupar um local de destaque em seu coração, em sua mente. Existem homens de bom caráter, com coração de carne no peito, então para que perder tempo, com homens que parecem ter uma pedra no lugar do coração?

Mulheres com autoestima baixa, normalmente caem nesse tipo de cilada, e o prejuízo é grande, dias mal vividos, noites mal dormidas, ansiedades, e até depressão, são algumas das características que essas mulheres desenvolvem quando mal acompanhadas.

É possível, uma mulher inteligente cair em uma cilada dessas, pois no início eles se mostram atenciosos, apaixonados, te faz achar que é o homem da sua vida, mas na verdade são lobos caçadores, viciados na prática da conquista, e para esse tipo de elemento, você é mais uma presa, e nada mais.

Se você se vê em uma situações dessas, fuja, e não olhe para trás, se acha que não consegue, busque ajuda, um grupo de apoio, um psicólogo, não tente sozinha, situações assim, normalmente já te adoeceram emocionalmente, a ponto de precisar de apoio externo somado à força de vontade.

Um homem que ao menos te respeita, não alimentará em você sentimentos que ele não possa corresponder, e muito menos, te tratará com ternura, visando apenas sexo, e após conseguir o que quer, sumirá, e voltará para sua vida, novamente quando o corpo dele gritar.

É difícil, mas não podemos dar continuidade à conselhos que apenas agradam, mas que alimentam as ilusões de outras mulheres, que se mantém reféns emocionais de homens que são incapazes de sentirem qualquer tipo de sentimentos nobres, homens frios, que iludem à todo tempo, sem culpa, e sem escrúpulos.

A sororidade é muito importante, na verdade é fundamental se quisermos um mundo onde mulheres são respeitadas, amadas, não apenas por outras mulheres, mas também por homens de verdade, o mesmo conselho que daríamos para nossas filhas, é o que devemos dar para qualquer mulher que nos procure. Quem ama diz a verdade, e não apenas o que o outro deseja ouvir.

Desconstruir um costume já enraizado é um trabalho muito difícil, achar desculpas para as canalhices deles, é quase que um vício nosso, mas é necessário que seja iniciado, e a forma mais eficaz é iniciar agora, em nós mesmas, não permitindo sermos tratadas de qualquer jeito por ninguém, e assim seremos exemplo para todas as mulheres que nos cercam, é quando cortaremos essa maldição que vem de nossas raízes culturais, e protegeremos nossas filhas, netas, sobrinhas, e todas as mulheres das próximas gerações.

Um mundo melhor se faz com sacrifício, auto sacrifício, firmeza e paciência. Os frutos talvez não colhamos agora, mas cada nova geração de meninas que nascerem, estarão protegidas de tantas crueldades que nós mulheres experimentamos, por falta de conhecimento e ingenuidade.

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.


Spread the love