Artista sul-mato-grossense tem trabalho reconhecido por personalidades nacionais
3 de março de 2023Com o trabalho reconhecido por personalidades nacionais recentemente, o sul-mato-grossense Raique Moura, 29, se destaca por ser uma pessoa pra lá de curiosa e se arriscar em várias áreas, tanto que é ator, artista visual, produtor cultural, artesão e uma lista infinita do que mais a arte lhe permitir ser.
Formado em teatro, Raique disse que as artes visuais entraram no seu caminho desde quando começou a faculdade em 2011. “Comecei com a fotografia, depois a ilustração, artesanato e agora mesclo tudo quando posso”.
Em Dourados para as gravações da novela “Terra e Paixão”, Johnny fez questão de gravar stories, o que raramente faz, e compartilhar as ilustrações que recebeu do artista, mencionando o quanto o trabalho seria algo único e especial.
Já o apresentador Zeca descobriu o trabalho do sul-mato-grossense através das chamadas para o Curta “Voante” e fez um vídeo indicando o artista. Além disso, convidou Raique para desenvolver mais dois projetos de ilustração em parceria com ele.
Em Voante “busquei trabalhar o artista visual dando vida em suas obras, nesse trabalho pude experimentar como seria se esses ‘seres’ que desenho ganhassem vida, claro tudo no universo poético e também como uma forma de fazer uma alusão em como nossa imaginação pode nos levar para lugares incríveis”, explicou Raique.
Moura relata que, em ambos os casos, já rolava admiração da parte dele para com os artistas e conseguir acessá-los mexeu com ele.
“A gente tem essa ideia de que às vezes conseguir chegar em pessoas que admiramos e estão no universo da fama seja algo distante”, pontuou.
“Acho que quando qualquer pessoa posta sobre meu trabalho, seja ela famosa ou não, sinto que tô no caminho certo, e que preciso continuar me comunicando através da arte. Com esses dois artistas fiquei num nível de felicidade acima do normal porque são pessoas que admiro então a gente sente um carinho maior”, enfatizou.
Artista no interior
Questionado sobre como é se dedicar a arte em uma cidade do interior do Estado, Raique diz que não é fácil, mas acredita que a cidade está crescendo cada vez mais e que o olhar das pessoas para o campo da arte tem sido ampliado.
“Principalmente quando pensamos nas questões financeiras, ser artista no interior, é algo que acontece quando as pessoas realmente são apaixonadas pelo que fazem. Mas a paixão não enche nossa barriga né? Por isso às vezes acabamos tomando várias frentes de trabalho para sobrevivermos”.
Mesmo em meio aos desafios, o artista considera que Dourados proporciona bons espaços culturais, além das ações propiciadas para a área devido o curso de Artes Cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde se formou.
Sobre metas futuras, Raique quer ultrapassar fronteiras. “Quero muito desenvolver projetos que mostre a arte de um sul-mato-grossense em outros espaços culturais. Tenho trabalhado para conseguir projetar isso tudo lá fora no momento. Torçam por mim”, brincou ele.
Festival
Raique está concorrendo em um festival de trabalhos em audiovisual, com vídeos de até 1 minuto, nas categorias de “Animação até 1minuto” e na “Animação Nano Minuto”. Basta acessar os links abaixo para votar nas obras do artista.
– Coração fora do peito.
– Momento final.
Foto interna I: Fotografia do curta “Voante”/ Crédito: Gil Esper
Foto interna II: Johnny Massaro e o artista Raique Moura/ Crédito: Arquivo Pessoal
Fonte: Dourados News