As outras

As outras

25 de julho de 2018 0 Por meums
Spread the love

Por Jackeline de Lara*

Quantas há em nós? Quem somos, realmente em nossa essência? Passamos por tantas coisas, tantas fases, que às vezes parece que o universo é todo moldado em ciclos, que se abrem e se fecham, e em cada um, somos alguém diferente.

A vida, às vezes parece nos testar, nos afrontar, o que nos leva a atitudes que aplaudimos, mas também, a fazer coisas das quais não queremos nem lembranças, o que é impossível.

As experiências próprias, e também de tantas outras mulheres que tive, e tenho o prazer de conhecer suas histórias, têm me transformado a cada dia, não sei onde vou chegar, mas hoje tenho a certeza de que nada é eterno, nada é imutável, e tudo está em constante mudança, e é assim mesmo que deve ser.

Nós, nossas relações, nossos projetos, nossas coisas, nossos animais, precisam de zelo, de cuidados, e quando falo em cuidar, me refiro às demonstrações de verdadeiro interesse. Quando nos sentimos protegidas, aceitas, nos tornamos alegres, felizes, realizadas. Por melhor que seja autoestima de alguém, o ambiente em que está inserido, afeta nos sentimentos.

Tudo o que estiver abandonado, não se desenvolverá, e morrerá. Se for um projeto, irá falir. Se for uma amizade, assim como um amor, irá morrer.

Nós mulheres, temos uma necessidade incrível de sermos ouvidas, não apenas com os ouvidos, mas principalmente com o olhar, o toque, os sentimentos, o coração. Sabemos quando estamos sendo sabotadas, enganadas, nossa intuição fértil, e dada por Deus, chega antes que as notícias, e é onde as outras que existem em nós são despertadas.

E de acordo com cada momento e situação, cada uma se levanta. A apaixonada, a raivosa, a vingativa, a amiga, a irmã, a que despreza, fiel companheira, e a que também irá te enganar. Para cada uma, há um homem certo, e ela se encaixará de acordo com a personalidade de cada um.

O machismo nega essas verdades, no intuito de domesticar a mulher eternamente, tornam a mulher sábia da bíblia, em uma mulher sem personalidade, sem forças, sem alegrias, sem atrativos, sem vida, deturpando assim, o que Deus realmente quer dizer quando afirma que a mulher sábia edifica o lar. Tanto se fala neste versículo, e de uma forma que a mulher atual nem quer ser sábia, já que aprendeu de forma errada o que é sabedoria. Para começar, a mulher sábia é casada com um homem rico, ela tem servos, e não me aprofundarei nisso hoje, porque é necessário explanar o assunto com riqueza de detalhes, e esse não é o propósito deste texto.

Dizem que a mulher é complicada, e afirmo que a mulher é o ser mais simples do universo, mas recebe da sociedade, da religião, uma carga de regras, enfeitadas como femininas, e lhes repassadas como presentes, romantizadas, e escravagistas, que transformam a mulher em tudo, menos em uma mulher de verdade.

De onde vem a ideia, que a mulher é a responsável pelos cuidados com a casa? De que a responsabilidade maior com os filhos é da mulher? De que é a mulher que deve cozinhar, lavar, passar? A mulher por ter o corpo físico mais frágil, é quem deveria se esforçar menos, ou estou errada?

Muitos homens têm aprendido a despertar o que há de pior nas mulheres, depois gritam nas redes sociais que as mulheres de hoje não querem compromisso. As mulheres de hoje, são apenas mais instruídas, suas mães, tias, avós, foram exemplos vivos, de como uma mulher não deve ser, apenas isso. Quer o melhor de uma mulher? Seja o seu melhor para ela!

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.


Spread the love