Bióloga viaja 1,4 mil km em ‘viagem romântica de moto’ com o marido e flagra tuiuiús acasalando no Pantanal
17 de agosto de 2021A viagem romântica do casal começou em Curitiba (PR) e tinha como destino o Pantanal sul-mato-grossense. De lá, a bióloga Maria Cristina de Oliveira, de 53 anos, combinou de ir na moto, “agarradinha” com o marido, contemplando cada beleza da natureza. Ao chegar na pousada São João, o passeio de moto deu lugar ao barco no Rio Miranda e rendeu flagrantes, entre eles o de tuiuiús acasalando.
“Estamos casados há 31 anos e agora estamos na fase em que deixamos os filhos cuidando da casa. De moto, nós fizemos a primeira viagem de 5 mil km e agora encaramos essa, até o Pantanal, de 1,4 mil km. Fui também pela minha profissão, pois, sou apaixonada pela natureza. E eu e o meu marido queríamos ir tranquilos, juntinhos, curtindo cada momento”, afirmou ao G1 Maria Cristina.
Segundo a bióloga, o casal tinha primeiro planejado um passeio até a cidade de Bonito (MS). No entanto, como somente ela conhecia o Pantanal, sugeriu ao esposo ir até lá, em uma “viagem romântica”.
“Ele não conhecia e aí eu tive duas semanas de folga, meu marido conseguiu também uns dias e nós fomos agora em julho. E quando nós chegamos lá, foi indescritível e maravilhoso contemplar as aves e os animais. No caso dos tuiuiús, estavam só os dois na beira da água e parecia um balé sincronizado. Eles foram andando devagarinho, com o macho com o pescoço enrolado na fêmea, com as pernas compridas deles, foi um ritual lindo de se ver”, relembrou.
Outros flagrantes feito por bióloga durante passeio no Pantanal de MS — Foto: Montagem/G1 MS
Ainda de acordo com Cristina, o guia da pousada também os levou para outros destinos e eles registraram fotos de outros animais. “Foi um passeio fantástico e muito legal acompanhar a liberdade dos animais que tanto respeito e amo e, por isso, fiz fotos de forma amadora”, disse.
O guia turístico, Elias de Freitas Tanus, de 44 anos, que é conhecido como jaguarman por levar os turistas para conhecerem as pegadas da onça, disse que estava na primeira curva, do Rio Miranda, quando parou o barco a pedido do casal.
“Saí da fazenda em um safari de carro e lá peguei o barco no Rio Miranda. Quando a Maria Cristina disse que também fazia fotos da natureza, eu disse que ia mostrar o Pantanal através dos meus olhos e ela simplesmente arrasou. O dia estava lindo, foi uma conexão total e ainda conseguimos avistar a onça no mesmo dia”, finalizou Tanus.
Guia também levou casal para avistar pegadas e onças no Pantanal — Foto: Elias Tanus/Divulgação