Capitão Araújo assume o comando da 14ª CiaCom com formatura e homenagens
14 de dezembro de 2017O capitão Filipe da Silva Araújo é o novo comandante da 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada, da Brigada Guaicurús. A troca de comando aconteceu na tarde de ontem. Deixou o comando o major Plácido Garcia Travassos dos Santos, que irá para a Escola de Comando do Estado Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Filipe da Silva Araújo chega da Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro.
A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho. Houve inauguração do retrato e formatura, seguida de homenagens.
Perfil
Filipe Araújo nasceu a 1º de setembro de 1983, na cidade de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Ingressou nas fileiras do Exército, por meio de aprovação na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, na cidade de Campinas (SP) em 26 de fevereiro de 2000. No ano seguinte, seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), concluindo graduação no ano de 2004. Como oficial, serviu na 6ª Companhia de Comunicações em Cristalina (GO); no Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Campo Grande (MS); no 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, no Haiti; na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro e na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende.
Dentre as principais funções exercidas, estão a de Comandante de Pelotão, Oficial de Operações e Subcomandante na 6ª Companhia de Comunicações, Adjunto da Seção de Comando e Controle no Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Comandante de Pelotão em contingente composto por integrantes da 14ª Cia Com Mec no 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti e, atualmente, estava exercendo a função de Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras.
Possui os cursos de especialização em Guerra Eletrônica pelo Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) em Brasília e aperfeiçoamento em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro.
Em estabelecimentos civis possui o curso de pós-graduação em Gestão de Segurança da Informação e Comunicações, na Universidade de Brasília. No exterior, o capitão Araujo possui o Curso Avançado de Comunicações no Exército dos Estados Unidos da América. Foi condecorado com a Medalha Militar de Bronze e a Medalha das Nações Amigas (1ª Minustah) da Organização das Nações Unidas.
14ª Cia Com
A 14º Cia Com tem 79 anos de existência. Acompanhando a evolução tecnológica e as novas demandas atribuídas às Forcas Armadas, está inserida dentro do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), que visa implementar a segurança nas faixas de fronteira do território nacional, sistema este que possibilitará também uma integração com os demais órgãos de segurança pública atuando em áreas de interesse à segurança do Estado Brasileiro. As origens da unidade remontam aos anos de 1922, quando surgiu o elemento formador: a Companhia de Transmissões do 6º Batalhão de Engenharia, em Aquidauana.