Chuva ‘espanta’ cabos eleitorais no primeiro dia de propaganda liberada
16 de agosto de 2022Nem adesivagem, nem santinhos e muito menos bandeiras, o primeiro dia autorizado para realização da propaganda eleitoral foi bastante tímido nas ruas e avenidas da região central de Dourados.
A chuva que teve início pela manhã e permanece durante a tarde na cidade, espantou apoiadores de candidaturas de realizarem os trabalhos.
Num dos pontos mais concorridos do maior colégio eleitoral do interior sul-mato-grossense, o cruzamento das avenidas Marcelino Pires e Presidente Vargas, não havia movimentação dos cabos eleitorais.
O mesmo se repetiu ao longo da Marcelino e de outros locais de grande circulação de pessoas.
De acordo com o calendário divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), desta terça-feira (16/8) até às vésperas do primeiro turno, agendado para 2 de outubro, candidatos estão autorizados realizar campanha e pedir votos através de materiais gráficos e sonoros.
Até 29 de setembro, os postulantes estão autorizados a realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, entre 8h e 24h. Já o uso de alto-falantes ou amplificadores de som está permitido das 8h às 22h durante toda a campanha, até a véspera da eleição (1º de outubro).
Já a distribuição de material gráfico (panfletos, santinhos e outros) e a caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou mini trio, estão liberadas até as 22h de 1º de outubro, conforme o TSE.
Até 30 de setembro também estão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide.
Fonte: Dourados News