Clientes enfrentam filas e demora em agências bancárias; Procon é acionado
17 de outubro de 2024Os frequentes problemas enfrentados por clientes nas agências bancárias de Dourados, especialmente nas unidades do Bradesco, levaram o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região a solicitar ao Procon uma fiscalização mais intensa sobre o atendimento oferecido pelas instituições financeiras. A reunião dos diretores do Sindicato Janes Estigarribia e Juliana Junqueira com com o diretor-presidente do Procon, Rozemar Mattos Souza, ocorreu nesta semana.
Segundo relatos apresentados pelo presidente do sindicato, Janes Estigarribia, as filas nas agências têm se tornado comuns, principalmente nos primeiros dias do mês, quando o fluxo de clientes aumenta consideravelmente.
“As pessoas chegam cedo, mas o atendimento demora, com muitos clientes esperando mais de uma hora e meia para serem atendidos”, afirmou Estigarribia. A situação seria agravada pelo recente fechamento de várias agências, o que sobrecarregou as unidades restantes.
Em resposta, Rozemar Mattos informou que o Procon já tem fiscalizado os bancos e aplicado autuações quando há descumprimento das normas de atendimento, que estipulam limites de tempo de espera. No entanto, ele destacou que a falta de denúncias formais por parte dos clientes prejudica o processo. “É fundamental que o consumidor faça a denúncia para que possamos agir com mais rigor. Sem essas queixas, a fiscalização perde força”, disse Mattos.
O sindicato, que se posiciona contra o fechamento de unidades, argumenta que a medida prejudica tanto o atendimento ao público quanto as condições de trabalho dos bancários. O Procon promete intensificar as fiscalizações, a orientação é para que os clientes registrem suas reclamações de forma oficial, a fim de pressionar as instituições financeiras a melhorarem o atendimento.
Fonte: Dourados News