Clubes e Federação de Futebol de MS mudam novamente fórmula do estadual 2018
16 de dezembro de 2017Campeonato vai ter o regulamento igual ao usado em 2017, com turno e returno na primeira fase e mata-mata nas quartas de final, semifinais e finais.
Em reunião realizada na tarde de sexta-feira (15), a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e os representantes dos clubes que vão disputar o campeonato Sul-Mato-Grossense 2018 decidiram alterar a fórmula do próximo estadual.
Diferente do que tinha sido combinado anteriormente, a fórmula vai continuar igual a que foi utlizada este ano. O campeonato continuará com turno e returno na primeira fase e mata-mata nas quartas de final, semifinais e finais.
A decisão anterior previa pontos corridos no quadrangular final. Dos dez representantes dos times, seis foram favoráveis por manter a fórmula de anos anteriores.
– O campeonato desse ano encerrou em 8 de maio e em 2018 vai ser em 8 de abril. É um calendário bastante apertado, a gente ia sacrificar a equipe do Corumbaense, a equipe do Novo Operário [Novo], que tenha uma competição nacional para disputar. Então acho que a melhor maneira de votação foi um calendário mais afroxado, vamos dizer assim, para que sobre datas para ele fazer uma competição nacional e representa nosso estado – explica César Mignoli, presidente do Costa Rica.
Quatro clubes queriam a renovação do regulamento: Operádio de Campo Grande, Operário de Dourados, Sete e Comercial.
– É justamente um retrocesso. No momento que nós apresentamos uma renovação, pra que nós pudessemos jogar todos os dez entre si, e os dois primeiros fizessem duas partidas finais, por exiguidade de data foi alegado que não tem essa possibilidade – reclama Estevão Petralas, presidente do Operário.
– Nós precisamos mudar a fórmula pra tentar atrair o torcedor. É um campeonato que já há seis anos está sendo disputado dessa forma – comenta Valter Mangini, presidente do Comercial.
Série B
Na reunião desta sexta-feira (15) teve definição também da série B 2017. Após a exclusão do Misto, o campeonato deveria ser decidido entre Operário de Dourados e Cena, porém, o time de Nova Andradina decidiu não disputar, porque já dispensou o jogadores, e ficou com o vice-campeonato.
O Operário de Dourados foi declarado campeão da competição.
Morenão
Outro assunto abordado foi o estádio Morenão, já que o prazo final para encaminhar os laudos para o Ministério Público Estadual (MPE) foi nesta sexta-feira, um mês antes da competição.
-Tá faltando apenas o laudo da Polícia Miltiar, mas já temos entendimento que na próxima segunda-feira, dia 18, o laudo da Polícia Militar será liberado” afirma Francisco Cezário, presidente da Federação de Futebol.