Comitê vai monitorar ações do ID Jovem
21 de agosto de 2017O decreto que cria o Comitê Distrital de Acompanhamento e Fiscalização do programa Identidade Jovem (ID Jovem) no Distrito Federal foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (16).
O ID Jovem permite que jovens de baixa renda de até 29 anos tenham direito a meia-entrada em eventos culturais e gratuidade ou desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
A coordenação do Comitê ficará por conta da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil.
O comitê tem o objetivo de conhecer e divulgar as condições para os interessados no benefício, bem como os meios de acesso para obter o cartão ID Jovem.
E ainda monitorar o cumprimento da legislação por parte das empresas e entidades prestadoras de serviços de interesse da juventude.
De acordo com o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, cerca de 100 mil jovens brasilienses atendem aos critérios do programa.
“Estamos buscando diversas formas de inclusão para que eles tenham acesso à cultura, ao esporte e ao lazer e tenham o direito de ir e vir.”
Requisitos
Para participar do ID Jovem, o interessado deve estar inscrito no cadastro único do governo federal, ter renda familiar de até dois salários mínimos e o número de identificação social (NIS), que pode ser consultado no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), na carteira de trabalho e no aplicativo da ID Jovem.
Como obter o cartão ID Jovem
O cadastro pode ser feito on-line pelo site da Caixa ou por meio de aplicativo para smartphones. É possível imprimir o cartão em casa ou, no caso dos celulares, usar somente o QR Code que fica disponível.