Confiança

Confiança

2 de janeiro de 2019 0 Por meums
Spread the love

Por Jackeline de Lara*

A palavra confiança vem do latim confidentia, confidere, que sugere “acreditar plenamente, sem restrições”. Na bíblia Deus afirma que pobre do homem que confia no homem, no livro de Jeremias 17:5.

Há quem acredite que o melhor dos sentimentos nasce e se mantêm na confiança, e a falta dela não permite que o amor cresça, e mata o amor.

Em todas as relações a confiança é o elo principal, seja no ambiente de trabalho, familiar, amizades, e normalmente é mais cobrada nas relações amorosas.

O próprio criador faz questão de que o ser humano confie nele, e apenas ele sabe se somos capazes ou incapazes de tal proeza.

A verdade é que a mentira é rotineira na vida dos seres humanos, embora não deveria, desde uma proporção considerada irrelevante, como mentir sobre os motivos para não participar de uma festa em amigos, como os mais graves como se manter relacionamentos amorosos fora do namoro, ou casamento.

Normalmente as pessoas se sentem ofendidas quando não percebem confiabilidade no outro. Será que de fato merecemos confiança de algumas pessoas que de alguma forma se relaciona conosco? Será que uma pessoa que mente compulsivamente, merece a confiança de alguém? E aquela amiga que vive on line, mas você liga e ela não atende? E o namorado, paquera, esposo que está sempre on line, mas com você conversa pouco, ou quando quer algo, e sempre com pressa.

O chefe que não te dá aumento, mas troca de carro todos os anos, a funcionária que falta por motivo de doença mas posta fotos nas redes sociais na balada, o filho que diz que vai na missa e é visto em um barzinho, o político no qual você deposita sua confiança e ele te rouba, o líder religioso que faz fofoca com seus desabafos, achando que procurou alguém que se importa, e o pior, é quando você faz coisas das quais sabe que um dia se envergonhará, mesmo não querendo fazer, ou seja, até você mesma se trai.

A questão talvez não seja confiar que o outro não seria capaz de trair suaconfiança, mas confiar que o outro não tenha a intenção de fazê-lo. As pessoasse vendem, infelizmente, o prato de lentilhas como diz no livro de Gêneses, estásempre à nossa frente, e algumas vezes nos servimos dele, assim como fez Esaú.

Talvez seu prato de lentilhas seja dinheiro, talvez status, talvez seu prato delentilhas seja uma posição na igreja, no trabalho, na roda de amigos, na suacidade, no seio familiar, talvez seja alguém que te dê colo, amenizando a dor da sua carência, ou alguém que tenha seios fartos, curvas definidas, pele firme, alguém que de alguma forma te faça chegar no melhor dos orgasmos, ou te faça se sentir a pessoa mais especial do universo.

Constantemente a vida nos apresenta um Jacó, e temos a opção de olharmospara o que realmente é importante, e escolhermos o que queremos para sempre,e o que queremos para o momento. O egoísmo é o que nos faz cair, porque achamos que não seremos pegos, contamos com a bondade do outro em nos perdoar, e tiramos proveito disso, em vez de ser um motivo a mais para nos posicionarmos no que é honesto, não, nossa vaidade, maldade, nos cega a ponto de acreditarmos que nos safaremos sempre.

Esaú perdeu tudo de importante ao trocar por um prato, um pecado, que lhe custou a paz, prosperidade, respeito dos outros, tudo por um prazer momentâneo.

Assim, somos nós, assim são todos os que perdem a confiança de pessoas que verdadeiramente os amam, por bens materiais, por pessoas que não estarão do lado se acaso a doença, a miséria, os visitar.

Quer ter a confiança dos outros, passe uma imagem confiável. Não engane seus amigos, seus funcionários, seu patrão, seus familiares. Se você não está a fim dechegar em casa cedo, avise seu cônjuge antecipadamente, se você quer sair com os amigos, converse e explique seus motivos à sua namorada (o), até fazê-la (o) entender a situação. Se gosta de conversar com outras pessoas nas redes sociais, não dê vácuo na sua companheira (o), sem explicar que está falando com alguém, e atendendo ela (o) às pressas, mas on line por horas, com certeza sempre terá alguém insistindo do outro lado para falar com ela (o), pense nisso.

Mais que se preocupar se confiam em você, tenha a humildade de refletir sobre suas escolhas, seus posicionamentos, sua postura, após te olhar primeiro, se pergunte se você confiaria em você se fosse o outro. É nesse momento que vocês aberá como agir, para ter a confiança dos outros, sem pedir por ela.

Nada se sustenta sem confiança, tenha certeza, que com ela, vai o respeito, oamor, a paz, a alegria, a vida. Inteligente é quem procura ser confiável sempre,esses saboreiam a delícia de se ter bons amigos, e um verdadeiro amor.

* Jackeline de Lara, graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em  Educacão Infantil e Séries Iniciais, proprietária do Espaço Kids. Casada e mãe de duas lindas meninas.


Spread the love