Delegacia registra 557 ocorrências de violência doméstica

10 de agosto de 2017 0 Por meums
Spread the love

Em sete meses, a Delegacia da Mulher de Dourados registrou 557 vítimas de violência doméstica, três a mais do que no mesmo período de 2016. A maioria dos casos é de ameaça e agressão física. Em todo o ano passado, foram registrados mais de 920 casos. Em 90% dos casos de violência doméstica em que ocorre agressão, o consumo de bebida alcoólica é o motivador.

Na busca pela conscientização da população e divulgação da Lei Maria da Penha, a Delegacia da Mulher participa das atividades do Agosto Lilás, programnação que prevê visita de toda a rede de enfrentamento de violência em mais de 60 escolas.

De acordo com a delegada Paula Paula Ribeiro dos Santos Oruê, titular da Delegacia da Mulher, apesar dos números se mostrarem estáveis entre esse ano e o ano passado, ainda precisa ser mudada a mentalidade da criação dos filhos com relação ao respeito com a mulher. “Nossa cultura ainda é muito machista, e a prevenção desde cedo com os pequenos é sempre o melhor remédio”, destaca.

A delegada adiantou ainda que nas palestras que irá realizar vai se concentrar em transmitir aos alunos sobre a diferença do romantismo e do abuso. “Queremos levar conhecimento aos alunos. Fazendo isso estamos contribuindo para a formação de cidadãos de bem”, explica.

Mapa da Violência

Dados da Secretaria de Políticas para Mulheres apontam que cerca de 80% dos casos de violência é cometido por parceiros ou ex-parceiros. Mato Grosso do Sul é o segundo colocado no número de denúncias de violências contra mulheres no país, sendo Campo Grande em primeiro lugar entre as capitais com mais denúncias, conforme dados da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Em Dourados, relatório do Mapa da Violência de 2015, elaborado pelo Instituto Sangari com o Ministério da Justiça apontou a cidade como a segunda maior do Estado em número de assassinatos contra mulheres. O município perdia apenas para Ponta Porã, que é a mais violenta de MS, segundo a pesquisa.

Câmara de Vereadores

Na Câmara de Vereadores acaba de ser aprovado o projeto de lei que institui no calendário oficial de eventos do município o “Agosto Lilás”, que prevê a realização, em âmbito municipal de ações de mobilização, palestras, encontros, debates, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação da Lei Maria da Penha.

A proposta da Vereadora Daniela Hall (PSD) formaliza o programa “Maria da Penha vai à Escola”, que consiste em ações educativas com o público escolar e aguarda sanção do Executivo.
Dourados também acaba de inaugurar a primeira sede própria da Delegacia da Mulher, entregue pelo governador Reinaldo Azambuja e o deputado federal Geraldo Resende, autor das emendas.

A estrutura conta com brinquedoteca para crianças vitimas de violência, recepção separada entre vitima e acusado, além de uma sala exclusiva para atendimentos da Comissão da Mulher Advogada da Ordem Dos Advogados do Brasil – Dourados. O número para denúncias de violência contra a mulher é o 180.

Dourados Agora


Spread the love