Deputado Marçal tem história de trabalho em defesa dos educadores
17 de outubro de 2019O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) tem uma história de defesa na luta pela educação. No Dia do Professor, comemorado na terça-feira desta semana (15), ele homenageou os professores pela atividade árdua e comprometida com o desenvolvimento das pessoas.
Os desafios diários na educação pública que inclui formação, carreira, salário e condições de trabalho, conforme Marçal Filho, são barreiras que o País precisa enfrentar cada vez mais para ofertar um ensino de qualidade. ‘Temos mais de 2,5 milhões de docentes que exercem a atividade na educação básica e na educação superior brasileira e precisamos cada vez mais valorizá-los’, diz o deputado.
Ser professor hoje em dia não é uma missão fácil. A sociedade mudou e a educação tem enfrentado inúmeros desafios que vão desde a falta de infraestrutura adequada nas escolas até a violência em sala de aula.
Marçal tem uma relação e um trabalho voltado à educação. Semana passada, projeto de sua autoria aprovado na Assembleia Legislativa criou a “Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra’, para homenagear e reconhecer os profissionais de educação em Mato Grosso do Sul. O nome da outorga justifica-se em razão do excepcional serviço prestado pela Professora Maria Ildonei à educação.
Marçal lembra que, como homem público, sempre lutou pela educação, valorização dos professores. ‘Na minha cidade, Dourados, onde até a pouco tempo exercia a função de vereador, lutei para que os professores fossem chamados em concurso público. Muitos deles haviam sido aprovados e o prazo do certame estava prestes a vencer. Foi preciso uma grande mobilização para serem chamados’, recorda.
Quando exerceu mandato de deputado federal, Marçal desempenhou um grande trabalho na Câmara dos Deputados pelo projeto que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. ‘Isso foi um ganho para a categoria e temos o estado de Mato Grosso do Sul como exemplo. Educadores da rede estadual são os que têm uma das melhores remunerações no País’, destacou o deputado.
Apesar das dificuldades da educação pública, muitos professores conseguem inovar, fazer a diferença, como a Professora Maria Ildonei de Lima Pedra, que homenageia a Comenda que será entregue pelos deputados na semana do dia 15 de outubro de cada ano. Além do excepcional serviço prestado à educação sul-mato-grossense, Maria Ildonei foi uma grande militante dos direitos das mulheres.