‘Dia D’ imunizou 15 mil douradenses contra a gripe e campanha atinge quase metade do público-alvo
7 de maio de 2019A campanha de vacinação contra gripe já imunizou 49% dos douradenses que integram o público-alvo. No sábado (4) foi realizado o ‘Dia D’, um mutirão nos postos de saúde que proporcionou a vacinação de 15 mil pessoas.
Os grupos prioritários para a aplicação da dose são: crianças até cinco anos e gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumpram medidas socioeducativas, além de presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A meta do município é imunizar 76,6 mil pessoas. Até sexta-feira (3) a cobertura havia alcançado 26% dos alvos. Depois de sábado esse percentual avançou para 49%. Assim, estima-se que já estejam ‘blindados’ contra a gripe 37,5 mil pessoas.
A campanha segue até o dia 31 deste mês. Ainda faltam 39 mil pessoas a serem imunizados. Conforme noticiado pelo Dourados News, neste ano a campanha tem sido pouco expressiva em algumas unidades. Na Seleta mesmo, onde já foram registradas filas enormes por uma dose, a procura pela vacina foi bem inferior ao esperado.
Na análise do diretor do Departamento de Imunização da Prefeitura de Dourados, Edvan Marcelo, essa ‘movimentação tranquila’ é resultado de uma acomodação popular. Para ele, a falta de período frio e a pouca atividade publicitária sobre a campanha de combate a gripe, impulsionaram essa realidade.
Segundo o levantamento cedido pelo departamento, os idosos e as crianças lideram os índices de imunização. O primeiro já vacinou 68% e o segundo 47%.
Mato Grosso do Sul já registrou mortes pela gripe. Até sábado eram 3 registros, dois em Três Lagoas e um em Corumbá. As cidades também reúnem os casos confirmados da doença. Três Lagoas com 11 e Corumbá com uma confirmação.
Já em relação aos casos notificados, são 312 em todo Estado.